Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Na Arena Fonte Nova, Atlético tenta repetir feito alcançado apenas em ano histórico

Galo tem retrospecto ruim contra Bahia fora de casa após reconstrução do estádio

Hulk durante treino do Atlético

O Atlético tentará repetir feito que conseguiu apenas em 2021 diante do Bahia no próximo sábado (12), às 21h (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador. A partida, válida pela 13ª rodada do Brasileirão, será a primeira do Galo após a volta do calendário brasileiro, que ficou um mês parado para a disputa do Mundial de Clubes.

Desde a reconstrução da Arena Fonte Nova, reinaugurada em 2013, o Galo conseguiu apenas uma vitória sobre o Bahia no estádio. O único triunfo sobre o Tricolor fora de casa ocorreu em dezembro de 2021, na partida que consagrou o primeiro título brasileiro do Atlético em 50 anos.

Na ocasião, o Galo sofreu dois gols e buscou a virada histórica para o torcedor atleticano nos minutos finais.

A derrota mais recente do Atlético para o Bahia na Arena Fonte Nova, por 3 a 0 em 15 de setembro de 2024, marcou a saída de Gabriel Milito do comando técnico alvinegro.

No restante do retrospecto desde a reconstrução do estádio, foram cinco empates e quatro derrotas.

O jogo de sábado será um confronto direto da parte de cima da tabela. O Bahia ocupa a quinta posição do Brasileirão, com 21 pontos, e o Galo é o sétimo, com 20.

Contando todas as partidas, dentro e fora de casa, a última vitória atleticana sobre o Bahia foi em agosto de 2023, quando o Galo venceu pelo placar mínimo no Mineirão, com gol de Paulinho, hoje jogador do Palmeiras, no terceiro minuto do segundo tempo.

Retrospecto geral de Atlético x Bahia

Em 59 jogos por competições oficiais, o Atlético venceu 24 vezes, empatou 19 e perdeu 16 partidas — aproveitamento de 51,4%. O Galo marcou 88 gols (média de 1,5 gol marcado) e sofreu 68 (média de 1,15 gol sofrido). A maior vitória da história do confronto pertence o lado alvinegro: 6 a 0 no Brasileirão de 1984.

Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.