Após dois Campeonato Brasileiros decepcionantes, em que lutou contra o rebaixamento, o
Em 2024 e 2025, o Atlético teve chances de rebaixamento até as últimas rodadas do torneio. As campanhas decepcionantes ficam mais em destaque quando recordamos que em 2021 o Galo dominou o país ao conquistar o Brasileirão e a Copa do Brasil.
Para 2026, a meta é voltar a lutar na parte de cima da tabela e termina, no mínimo, dentro do G6, garantindo um retorno à Copa Libertadores, torneio que o clube não disputou em 2025 e não disputará em 2026.
Reformulação: reforços e saídas
O Atlético já se despediu de 10 jogadores até o momento, sendo o principal deles o lateral-esquerdo Guilherme Arana, ídolo do clube, que foi negociado com o Fluminense. Da lista de atletas do elenco, o clube trabalha no momento para negociar mais cinco: o meia Iseppe e os atacantes Rony, Júnior Santos, Biel e Cadu.
Por outro lado, o Galo já anunciou a chegada de seis reforços, todos com status de titular ou, no mínimo, de jogador importante. O clube ainda trabalha para contratar um primeiro volante, prioridade máxima da janela.
Saídas do Atlético em 2026: Gabriel Átila (G - Vila Nova-GO); Robert (G - Athletic); Saravia (L - fim de contrato); Caio Paulista (L - fim de contrato); Arana (L - Fluminense); Fausto Vera (V - River Plate); Gabriel Menino (V - Santos); Robert Santos (M - Chapecoense); João Marcelo (A - Shabab Al Ahli-EAU) e Isaac (A - Hellas Verona-ITA).
Chegadas do Atlético em 2026: Renan Lodi (LE); Angelo Preciado (LD); Maycon (V); Victor Hugo (V); Alan Minda (A) e Cassierra (A).
Análise do Atlético
As decepcionantes campanhas do Atlético nos últimos Brasileiros trazem uma carga ainda mais pesada para o clube, que precisa dar uma resposta na edição de 2026. Para isso, o Galo tem se movimentado bem no mercado e atacado as posições deficientes. Falta ainda o tão sonhado primeiro volante, além de, no mínimo, um zagueiro de maior confiança.
Além disso, o Galo também tem trabalhado para se desfazer dos jogadores que possuem menos apreço da torcida (Rony, Biel, Jr. Santos e cia), o que pode ajudar com o clima no decorrer da competição.
Outro ponto favorável ao clima foi o “fico” de Hulk, que quase deixou o clube rumo ao Fluminense. O ídolo atleticano ter decidido o clássico do último domingo (25) contra o Cruzeiro, pelo Mineiro, ajuda ainda mais o Galo.
A missão é, na teoria, simples: brigar na parte de cima, de preferência para o G4. Time para isso o Galo está montando. Na prática, a história é mais complicada, e a reformulação do elenco precisa “dar liga” o quanto antes, pois a pressão por bons resultados na competição é grande.
Números do Atlético em 2026
- Jogos - 5
- Vitórias - 1
- Empates - 4
- Derrotas - 0
- Aproveitamento - 46%
- Gols marcados - 5
- Gols sofridos - 4
Ficha do Atlético
- Fundação: 1908
- Modelo de gestão: SAF
- Sócio majoritário: Rubens e Rafael Menin
- Títulos da Série A: 1937, 1971 e 2021
- Campanha de 2025: 11º colocado
- Estádio: Arena MRV, em Belo Horizonte
- Técnico: Jorge Sampaoli
Elenco do Atlético
Goleiros
- Everson
- Gabriel Delfim
- Pedro Cobra
Zagueiros
- Lyanco
- Junior Alonso
- Vitor Hugo
- Ivan Román
- Ruan Tressoldi
- Vitão
- Samuel Lima
Laterais
- Renan Lodi (E)
- Kauã Pascini (E)
- Angelo Preciado (D)
- Natanael (D)
- Luis Gustavo (D)
Meio-campistas
- Alexsander
- Maycon
- Gustavo Scarpa
- Bernard
- Igor Gomes
- Reinier
- Patrick
- Alan Franco
- Victor Hugo
- Igor Toledo
- Índio
- Cissé
- Iseppe*
Atacantes
- Hulk
- Cassierra
- Alan Minda
- Cuello
- Dudu
- Cauã Soares
- Murillo
- Júnior Santos*
- Rony*
- Cadu*
- Biel*