Duelo entre Atlético e Vasco apresenta equilíbrio impressionante; veja números
Times se enfrentam no próximo domingo (31), em São Januário, pela18ª rodada do Campeonato Brasileiro

Adversários deste domingo (31), no confronto da 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, Atlético e Vasco apresentam equilíbrio impressionante no histórico de partidas disputadas. A bola rola a partir das 16h (de Brasília), em São Januário, no último compromisso de ambos antes da parada para a Copa do Mundo.
Desde 7 de maio de 1967, quando se enfrentaram pela primeira vez num jogo oficial, mineiros e cariocas já duelaram em 83 oportunidades. São 31 vitórias para cada lado e outros 21 empates. O Galo marcou 103 gols e sofreu outros 111.
Pelo Brasileirão, a tônica do retrospecto geral é mantida e chama a atenção novamente. Em 68 partidas (oficiais) disputadas, são 25 vitórias para cada um deles e outras 18 terminaram em igualdade.
Fator mando de campo pesa
Apesar disso, um fator é importantíssimo quando Atlético e Vasco se enfrentam: o mando de campo mostra que os times fazem valer o apoio da torcida. Nestes 83 jogos, foram disputados 39 jogos entre as duas equipes, tendo a equipe mineira como mandante: foram 23 vitórias, 6 empates e 10 triunfos dos cariocas.
Do outro lado, tendo o Vasco como mandante, foram 43 partidas, com 21 vitórias (vascaínas), 14 empates e outras oito vitórias atleticanas.
Tabu no Rio de Janeiro
Precisando vencer para se distanciar da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o Atlético terá que quebrar um tabu que já dura quase sete anos como visitante. O último triunfo sobre o adversário aconteceu em 2019. De lá para cá, foram cinco confrontos: o Vasco venceu três e outros dois terminaram empatados.
Últimos 10 jogos entre Atlético e Vasco
Considerando os 10 últimos jogos entre as equipes, em Minas e no Rio, os números são os seguintes:
- 4 vitórias atleticanas
- 4 vitórias vascaínas
- 2 empates
Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).



