O
“Uma situação não tem a ver com a outra, necessariamente (
O dirigente revelou a situação física de Ruan. O zagueiro se recupera de uma cirurgia e não poderá jogar nos próximos dias. Bracks afirmou que a contratação é uma forma de ampliar o leque de opções de Cuca para a defesa, especialmente no Campeonato Brasileiro.
“É um jogador que foi submetido a uma artroscopia no dia 8 de julho, mas é um atleta que está em fase final de recuperação. Mas também é uma recuperação para nós, curta. Estamos contratando o Ruan para a sequência do Campeonato Brasileiro. É um jogador que não pode jogar a Copa do Brasil, hoje tem essa limitação de jogar o Brasileiro. Ele não poderia jogar a decisão de quinta-feira. É um atleta que vai nos ajudar muito no Campeonato Brasileiro”, completou.
Bracks ainda detalhou o modelo do negócio. Ruan chegará ao Galo sem custos e, caso tenha bom desempenho, pode ser comprado de forma definitiva pelo Alvinegro.
“Estamos em fase final de assinatura dos contratos de transferência, que é um empréstimo gratuito com opção de compra. É um jogador que está fazendo exames e tratamento para voltar o quanto antes”, finalizou o dirigente.
Novo reforço
Natural de Tramandaí, Ruan iniciou a trajetória no futebol nas categorias de base do Novo Hamburgo, antes de ser cedido ao Grêmio em 2017. Fez sua estreia como profissional pelo Tricolor gaúcho em dezembro de 2017 e se tornou mais atuante a partir de 2019, somando 25 partidas oficiais pelo time do Sul do Basil.
Nesse período, integrou equipes campeãs do Campeonato Gaúcho (2018, 2020 e 2021), além de conquistar a Recopa Sul-Americana em 2018.
Em agosto de 2021, foi contratado pelo Sassuolo em negociação estimada em cerca de 5 milhões de euros, permanecendo emprestado ao Grêmio até o final daquele ano. Desde então, atuou regularmente pelo clube italiano, acumulando aproximadamente 63 partidas oficiais.
No segundo semestre de 2024, Ruan foi emprestado ao São Paulo até junho de 2025, com opção de compra. Durante sua passagem pelo Tricolor paulista, participou de 23 jogos, inclusive na Libertadores. Uma lesão no joelho exigiu cirurgia, e apesar do desejo de permanecer no Brasil para tratamento, o empréstimo não foi renovado, e ele retornou ao time italiano em junho de 2025.