Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

CSO do Atlético explica decisão de Sampaoli ao colocar João Marcelo no Sub-20

Atacante que pertence ao time principal do Galo foi destaque da vitória do Galinho na Copa do Brasil

Paulo Bracks em entrevista à Itatiaia

Em entrevista exclusiva à Itatiaia, o CSO do Atlético, Paulo Bracks, explicou a decisão de colocar o atacante João Marcelo para jogar pela equipe sub-20. Segundo o dirigente do Galo, a mudança foi um pedido da comissão técnica do técnico Jorge Sampaoli.

O jogador, que pertence ao time principal, foi o grande destaque da vitória do Galinho sobre o Flamengo por 2 a 0, nessa quarta-feira (30), na partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. João Marcelo marcou os dois gols.

Além dele, o meio-campista Mateus Iseppe, também deixou o time principal para jogar pela base nessa quarta.

“Fizemos o movimento de descida destes dois jogadores [Iseppe e João Marcelo]. Entendemos que era momento de dar minutagem a eles, a pedido da comissão técnica, principalmente o João. Ele está treinando em alta, está completamente integrado, mas não tem oportunidades como os outros do elenco, até pelo contingente que temos. Sampaoli gostaria de vê-lo em jogo, porque vê em treino. Ontem deu uma resposta muito boa. Tem qualidade e é um rapaz muito trabalhador”, disse Bracks.

João Marcelo foi contratado pelo Atlético em março deste ano. Destaque do Guarani no Campeonato Paulista, o jogador de 19 anos assinou vínculo de cinco anos com o Alvinegro, até o fim de 2029.

Leia também

Joias da base

O CSO do Atlético falou, também, sobre a possibilidade de ter mais atletas da base integrando o time principal. Bracks destacou nomes que podem ser úteis para o Galo num futuro próximo.

“Temos uma grata surpresa que é o Cissé, que hoje está jogando de volante. Ele é de Guiné e trouxemos da Nigéria. Ele tem muito potencial para daqui a pouco aparecer no time principal. Temos o Luiz Gustavo que a gente trouxe de Portugal, lateral-direito, tem o Vargas, paraguaio na esquerda, o Murilo do Audax, que também trouxemos... A gente trabalha para ter estes atletas no time profissional num prazo curto”, contou.

“Entendemos numa análise para trás e de presente para fazer esta reformulação impactante. Estamos colhendo frutos no Sub-17, campeã brasileira, que é uma geração muito boa e promissora. Vamos trabalhar também para recuperar o Sub-20", completou.

O ano de 2025 foi distinto para as equipes de base do Atlético. Enquanto o time sub-17 foi campeão do Campeonato Brasileiro da categoria, o Sub-20 foi rebaixado no torneio nacional.

Apesar disso, o Sub-20 ainda está na disputa da Copa do Brasil. Enquanto o sub-17 decide o título do Campeonato Mineiro, no sábado (1º), contra o Cruzeiro.

Giovanna Rafaela Castro é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte
Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).