Belo Horizonte
Itatiaia

Coudet ignora rodízio na zaga, e Atlético para de sofrer gols

Treinador argentino tem repetido escalação dos zagueiros, e Galo melhora desempenho defensivo na temporada

Por e 
Atlético não sofreu gol nas últimas três partidas
Atlético não sofreu gol nas últimas três partidas • Pedro Souza/Atlético

Apesar do rodízio implementado por Eduardo Coudet em vários jogos do Atlético, o treinador argentino parece ter deixado essa filosofia de lado para a dupla de zaga, e o resultado não poderia ser mais animador. Nos últimos três jogos, o Galo foi a campo com Jemerson e Nathan Silva, conquistou três vitórias e não sofreu nenhum gol.

Desde o início da temporada, Jemerson é um dos pilares do time de Coudet, de acordo com os números. O jogador revelado pelo clube é o terceiro de todo o elenco com mais minutos em campo em 2023 (1.851), atrás apenas do goleiro Everson e de Hulk, principal estrela alvinegro.

E nas últimas partidas, o treinador argentino parece ter encontrado o parceiro ideal de Jemerson. O escolhido foi Nathan Silva, que esteve em campo nas vitórias sobre Cuiabá, Internacional e Corinthians. Em nenhuma dessas partidas a defesa alvinegra foi vazada, o que não acontecia desde o Campeonato Mineiro de 2022.

Opções de sobra para Coudet

Dentre todas as posições do elenco, talvez a zaga seja aquela que oferece mais opções de níveis semelhantes para Eduardo Coudet. Prova disso é que Mauricio Lemos e Bruno Fuchs, reforços para a temporada, também já tiveram status de titular e não foram substituídos por más atuações, mas por problemas físicos.

Campeão da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro de 2021 como peça importante no esquema de Cuca, Nathan Silva era quem tinha perdido mais espaço com Eduardo Coudet e parecia carta fora do baralho até as últimas atuações.

Titular nas últimas três partidas, ele já soma 1.028 minutos em campo nesta temporada e superou Bruno Fuchs (712), além de se aproximar de Mauricio Lemos (1.217).

Agora, fica a expectativa para saber se a dupla de zaga formada por Jemerson e Nathan Silva é realmente considerada a ideal por Eduardo Coudet neste momento. Essa indicação será mais clara na próxima terça-feira (23), contra o Athletico-PR, pela quarta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. A partida no Mineirão é uma decisão para o Alvinegro.

Pensando no confronto com o Furação, o treinador argentino deve preservar alguns atletas e mexer na equipe para enfrenta o Coritiba neste sábado (20), às 18h30, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro.

Capitão América

Jogador com lugar importante na história do Atlético, consolidado como o mais vitorioso pelo clube, Réver tem tido pouco espaço nesta temporada. O zagueiro que era titular incontestável há 10 anos, na conquista da Copa Libertadores, já indicou que deve se aposentar no final da temporada e é acionado pontualmente por Eduardo Coudet

Mais opção para Coudet no Atlético

Em breve, o treinador argentino vai ganhar mais uma opção importante para montar a defesa atleticana. Igor Rabello está recuperado da ruptura do ligamento cruzado anterior e uma lesão no menisco medial que sofreu ainda em 2022 e já está trabalhando a parte física para poder voltar a atuar pelo Atlético.

Minutos dos zagueiros pelo Atlético

  1. Jemerson: 1.851

  2. Mauricio Lemos: 1.217

  3. Nathan Silva: 1.028

  4. Bruno Fuchs: 712

  5. Réver: 429

  6. Igor Rabello: 0

Por

Jornalista, mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação pelo ISCTE-IUL (Lisboa), com passagens por TV Globo | SporTV, Jornal Hoje em Dia, Agência EFE (Espanha), BBC News Brasil (Inglaterra) e Sport TV (Portugal)

Por

Hugo Lobão é repórter multimídia do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, passou por Hoje Em Dia, Record e Globo Esporte. Amante de esportes olímpicos.