Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Atlético: Sampaoli foi elogiado por Sergio Ramos e acumula intrigas com Messi e Maradona

Treinador argentino já foi assunto para estrelas do futebol mundial

Técnico Jorge Sampaoli no comando do treino do Atlético na Cidade do Galo

Novo técnico do Atlético, Jorge Sampaoli tem vasta história no futebol mundial e trabalhou com grandes nomes da Seleção Argentina, como Lionel Messi, Ángel Di María e Sergio Agüero, durante o tempo em que comandou a Albiceleste, de maio de 2017 a julho de 2018.

Porém, o período de Sampaoli à frente da Argentina foi conturbado e teve, inclusive, briga com Messi durante a Copa do Mundo da Rússia, de 2018.

Em entrevista à ESPN, o técnico Márcio Zanardi, que trabalhou com Sampaoli no Santos em 2019, contou o que ouviu do próprio treinador sobre aquela Copa do Mundo.

“O auxiliar me disse: ‘Ele brigou com o nosso melhor jogador, e por isso perdemos’. O Sampaoli também me disse: ‘Briguei com o Messi’ (risos). Ele tinha uma personalidade muito forte. Às vezes, ele perdia um pouco o grupo por aquela loucura dele de ser tão exigente”, disse o treinador em novembro de 2021.

Um momento emblemático que ilustra o período caótico da Seleção Argentina é a imagem de Javier Mascherano em conversa com o treinador, segurando uma prancheta. A cena criou especulações de que os próprios jogadores estavam escalando a equipe.

Jorge Sampaoli e Javier Mascherano na Seleção Argentina de 2018

Conflito com Maradona

Sampaoli e Maradona nunca tiveram uma relação de amizade. Ambos já se alfinetaram publicamente e viveram momentos tensos nos bastidores de um clube europeu.

Durante a passagem de Sampaoli pelo Sevilla, o clube quis trazer Diego Maradona como embaixador, com aval de Jorge. No entanto, Maradona recusou, pois queria um cargo técnico, não apenas simbólico.

Sampaoli chegou a ligar para Diego, sugerindo uma sessão de fotos juntos para homenageá-lo, mas Maradona interpretou isso como uma jogada política: acreditava que Sampaoli já estava acertado com a Federação Argentina para assumir a seleção (então ainda comandada por Bauza) e que queria usar a imagem de Diego para ganhar apoio popular.

Sentindo-se manipulado, Maradona rompeu relações e iniciou uma série de ataques públicos a Sampaoli, chegando a chamá-lo de “traidor” por seu passado com a Seleção Chilena — refletindo antigas tensões entre Argentina e Chile, inclusive relacionadas à Guerra das Malvinas.

Em dezembro de 2017, após Maradona reclamar do desempenho do time ainda no palco do sorteio dos grupos do Mundial da Rússia, Sampaoli alfinetou o ídolo argentino, ao chamar Messi de “melhor jogador da história”.

Um ano depois, após o fracasso da Argentina na Copa, Maradona voltou a criticar Sampaoli.

“Colocamos um jogador de xadrez como técnico. Perdemos identidade. Sampaoli queria que Messi resolvesse tudo. Ele passava a bola para (Lucas) Biglia ou Enzo Pérez, e eles devolviam um carrinho de mão de paralelepípedos”, disse “El Pibe” no programa de TV “De la Mano del Diez”.

Elogio de Sergio Ramos e Mourinho

Sergio Ramos abraçando Sampaoli antes de uma partida entre Real Madrid e Sevilla

Enquanto treinador do Sevilla, Sampaoli teve alguns confrontos com o Real Madrid. Após um deles, em janeiro de 2017, o zagueiro Sergio Ramos elogiou o técnico argentino.

“Sampaoli me parece um ótimo treinador. Além disso, ele é uma das pessoas que eu gosto, eles vão de frente e é corajoso”, afirmou o defensor à época.

Em 2019, enquanto comentarista da DAZN, o técnico José Mourinho elogiou a carreira de Sampaoli no pré-jogo de River Plate-URU e Santos, pela Copa Sul-Americana. Jorge comandava o Peixe à época.

“A carreira dele tem sido tão bonita, e depois tem um passo atrás e o mais doloroso possível, começa por conquistar a América do Sul, Conmebol, Copa América pelo Chile. Era seu sonho treinar a Argentina e tentar o sucesso e o mais lindo foi o mais doloroso possível”, disse Mourinho na oportunidade.

Leia também

Sampaoli no Atlético

Sampaoli substituirá Cuca, que deixou o clube na última sexta-feira (29), e assinou até o fim de 2027. O clube chegou a ter o argentino como fora da lista de prioridades e encaminhou o acerto com o compatriota Martín Anselmi, ex-Porto-POR. Contudo, Anselmi recuou e decidiu não fechar com o Galo.

Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.