Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Atlético planeja temporada 2026 com mudança no perfil de contratações

Galo admite internamente erros na primeira janela do ano e deseja contratar jogadores mais novos para qualificar o elenco

Bandeira do Atlético na Arena MRV

A temporada 2025 ainda não acabou, e o Atlético tem a reta final do Campeonato Brasileiro para sonhar com uma vaga na próxima Copa Libertadores. Mas, nos bastidores, o clube trabalha o planejamento e se prepara para os dois cenários no próximo ano: a classificação para o principal torneio do continente ou mais uma ida para a Copa Sul-Americana. Apesar da indefinição, é certo que o clube vai investir e mudar o perfil de contratações.

A Itatiaia apurou detalhes do que é traçado como planejamento para o próximo ano. Internamente, o clube entende as falhas cometidas, especialmente na primeira janela de transferências de 2025. Nas reuniões iniciadas há cerca de 60 dias, a diretoria alvinegra se alinhou com Jorge Sampaoli para rejuvenescer o elenco e fortalecê-lo.

A diretoria identificou o principal erro da temporada 2025: apesar de ter o maior investimento em contratações e a maior folha salarial dos últimos anos, o clube entende que se reforçou de maneira equivocada, em alguns momentos.

O Atlético extrapolou os gastos planejados para o primeiro semestre de 2025. Mesmo assim, o time não engrenou como se esperava.

O CIGA (Centro de Informação do Galo) indicou jogadores mais jovens, com maior vigor físico e potencial de revenda, mas os nomes foram vetados pelo ex-técnico Cuca. A falta de alinhamento entre treinador e diretoria é vista internamente como prejudicial ao Alvinegro.
Os novos movimentos
Com Sampaoli, mudanças acontecerão no elenco. O treinador argentino aprova a ideia de buscar a contratação de jogadores mais novos, com maior vigor físico. A diretoria, por sua vez, vai fazer investimentos para ter um time mais forte para 2026.

Apesar disso, oportunidades de mercado fora desse perfil desejado poderão ser aproveitadas pelo clube, desde que os nomes sejam aprovados por todas as partes.

Leia também

Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).
Túlio Kaizer é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte e tem grande experiência no digital. Foi setorista dos três grandes clubes do futebol mineiro: América, Atlético e Cruzeiro. Cobre também basquete, vôlei, esportes americanos, esportes olímpicos e e-sports.

Ouvindo...