Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Atlético na briga contra o rebaixamento: entenda os cenários

Derrota para o Fortaleza reacendeu perigo de rebaixamento do Galo

Alan Franco em ação pelo Atlético

A derrota para o Fortaleza na noite desse domingo (30) acendeu o alerta para o Atlético, que volta a se preocupar com a zona de rebaixamento, restando apenas duas rodadas do Campeonato Brasileiro. O Galo ocupa a 13ª posição da tabela, com 45 pontos, a quatro do Inter, que abre o Z4 na 17ª colocação.

Embora a chance seja pequena, uma combinação rara de resultados pode resultar na queda do Atlético. O Galo precisaria perder as últimas duas rodadas, contra Palmeiras e Vasco na Arena MRV, em Belo Horizonte. Além disso:

  • O Ceará precisa de uma vitória – enfrenta Flamengo fora e Palmeiras em casa
  • O Vitória tem que fazer quatro pontos ou ganhar uma e tirar 11 gols de diferença no saldo de gols – enfrenta RB Bragantino fora e São Paulo em casa
  • O Santos tem que somar quatro pontos e tirar oito gols de diferença no saldo ou ganhar as duas – enfrenta Juventude fora e Cruzeiro em casa
  • O Inter tem que somar quatro pontos e tirar nove gols de diferença no saldo ou ganhar as duas – enfrenta São Paulo fora e RB Bragantino em casa
  • Se o Inter não ganhar as duas, o Fortaleza pode ultrapassar o Atlético se vencer o Corinthians em casa e o Botafogo fora
  • O Fortaleza tem que ganhar os dois jogos — enfrenta Corinthians em casa e Botafogo fora

Se o Atlético empatar uma partida:

  • O Ceará tem que ganhar uma
  • O Vitória tem que somar quatro pontos e tirar 11 gols de diferença no saldo ou ganhar as duas
  • O Santos tem que ganhar as duas
  • O Inter tem que ganhar as duas
  • O Fortaleza tem que ganhar as duas

Se o Atlético empatar duas partidas:

  • O Ceará tem que somar quatro pontos
  • O Vitória tem que ganhar as duas
  • O Santos tem que ganhar as duas
  • O Inter tem que ganhar as duas
  • O Fortaleza não ultrapassa o Atlético

Se o Atlético ganhar uma das duas partidas, escapa do rebaixamento sem depender de outros resultados.

Leia também

Rodadas finais do Atlético

  • Contra o Palmeiras na quarta-feira (3), às 21h30 (horário de Brasília)
  • Contra o Vasco no domingo (7), às 16h (horário de Brasília)
Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.
Túlio Kaizer é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte e tem grande experiência no digital. Foi setorista dos três grandes clubes do futebol mineiro: América, Atlético e Cruzeiro. Cobre também basquete, vôlei, esportes americanos, esportes olímpicos e e-sports.

Ouvindo...