Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Atlético formaliza reclamação sobre arbitragem na Conmebol, e diretor se pronuncia

Clube reclama principalmente de marcação de pênalti para Independiente del Valle

Paulo Bracks, CSO do Atlético

O Atlético formalizou uma reclamação sobre a arbitragem da partida contra o Independiente del Valle, ocorrida na última terça-feira (21), pela Copa Sul-Americana. Um ofício foi encaminhado a Alejandro Domínguez, presidente da entidade, Enrique Cáceres, que está à frente da Comissão de Arbitragem, com cópia a Samir Xaud, presidente da CBF.

Carlos Betancur, árbitro do jogo, marcou um pênalti polêmico que gerou no gol do time equatoriano e não apitou num lance em que Hulk pediu pênalti.

O VAR chegou a indicar a revisão do pênalti para o Del Valle, mas o colombiano Carlos Betancur manteve a decisão do campo. O primeiro lance gerou o primeiro da partida.

“Tivemos um pênalti inexistente marcado contra nós no início do jogo, que condiciona uma partida, e isso não é uma opinião só nossa, mas de muitos especialistas e até mesmo da equipe de arbitragem do VAR, lá em Quito mesmo. Os áudios deixam claro que era um lance de falta de ataque, mas o árbitro quis demonstrar ali sua autoridade contrariando as imagens e contrariando a regra”, declarou Paulo Bracks, Chief Sports Officer (CSO) do Atlético em entrevista à Itatiaia.

O segundo lance ocorreu já no segundo tempo, quando o camisa 7 foi derrubado dentro da área. Desta vez, Betancur não foi à cabine do VAR. “O atleta do Del Valle comete a falta do Hulk dentro da área, e o árbitro deixa seguir”, continuou o diretor.

“Especificamente esses dois lances, que são lances muito importantes e que a gente não podia deixar passar. Pedimos também uma atenção total para a arbitragem nesse jogo de volta para que não tenhamos essa preocupação ou uma preocupação a mais nessa decisão”, concluiu Bracks.

Leia também

Jogo de volta entre Atlético e Independiente del Valle

Os times voltam a se enfrentar na próxima terça-feira (28), na Arena MRV, em Belo Horizonte. Com o empate em 1 a 1 fora de casa, o Galo precisa de vitória por qualquer placar para avançar à decisão. Novo empate leva a partida para os pênaltis.

Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).
Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.