Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Atlético fará estreia em ‘caldeirão’ que já recebeu Pelé e tem relação com vinhos

Galo encara Godoy Cruz nesta quinta-feira (21), na Argentina, em jogo de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana

Estádio Feliciano Gambarte, palco de Godoy Cruz x Atlético

O Atlético jogará pela primeira vez no Estádio Feliciano Gambarte, na noite de quinta-feira (21), contra o Godoy Cruz-ARG, em confronto de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana. O palco da partida já recebeu Pelé e tem estreita relação com vinhos.

O Estádio Feliciano Gambarte, apelidado de “La Bodega”, é a tradicional casa do Godoy Cruz, localizado na cidade de Godoy Cruz, na província de Mendoza, Argentina. Inaugurado em 1959, o estádio leva o nome de um ex-presidente do clube, Feliciano Gambarte. Desde sua abertura, o palco do próximo jogo do Atlético se tornou um símbolo de identidade para o clube e seus torcedores, refletindo o crescimento do clube argentino ao longo das décadas.

Durante muitos anos, o Feliciano Gambarte foi palco de partidas locais e regionais, mas com a ascensão do Godoy Cruz às divisões superiores do futebol argentino, especialmente à primeira divisão, surgiram exigências da AFA (Associação do Futebol Argentino) que o estádio não conseguia atender. A estrutura modesta e a capacidade reduzida — cerca de 14 mil lugares — fizeram com que o clube passasse a mandar seus jogos no maior Estádio Malvinas Argentinas, também em Mendoza. Assim, o Gambarte ficou por mais de 15 anos sem receber partidas oficiais, sendo usado apenas para treinos ou eventos menores.

Em 2021, no contexto da pandemia de COVID-19 e com os jogos sendo disputados sem público, o Godoy Cruz aproveitou a oportunidade para reinaugurar seu estádio após reformas modestas. Em abril daquele ano, o clube retornou ao Feliciano Gambarte para uma partida oficial contra o Arsenal de Sarandí-ARG, vencendo por 3 a 1 e marcando um momento emocionante para os torcedores.

Situado em uma das regiões vinícolas mais conhecidas do mundo, o estádio também carrega em seu apelido, “La Bodega”, uma homenagem à identidade cultural de Mendoza, profundamente ligada à produção de vinhos. Seu ambiente íntimo e a proximidade da torcida com o campo conferem ao estádio uma atmosfera única, típica dos clubes de bairro, mesmo em meio à profissionalização crescente do futebol argentino.

Nova reforma

Desde meados de 2022, o Feliciano Gambarte passou por uma reforma estrutural intensa, com várias etapas de ampliação e modernização. O projeto incluiu a demolição das antigas arquibancadas (como as da popular leste e a plateia sul) e a construção de novas tribunas nos setores leste e sul, além da ampliação da plateia norte. Foram incorporados assentos confortáveis, novas saídas de emergência, cobertura renovada, e áreas de infraestrutura como banheiros, quiosques, cabines de imprensa, sala médica, anti-doping, além da construção de uma zona cardioprotegida — completa com desfibriladores — e modernização das cabines de segurança e monitoramento.

Durante a fase inicial, inaugurada em 2023, o clube utilizou recursos próprios provenientes da venda de jogadores e receitas internas para bancar o projeto, que estimou uma capacidade inicial entre 18.000 e 21.000 torcedores.

Nos últimos anos, os avanços foram visíveis: instalação elétrica, sistema de irrigação automatizado, instalação de palcos privados, tabiques e cerâmicas em vestiários, pintura geral, e finalização de detalhes em setores como o campo de jogo e os camarotes.

Em janeiro de 2025, uma visita da AFA aprovou os trabalhos executados até então e constatou conformidade com os padrões exigidos, embora restasse concluir algumas etapas para obter o aval final.

O estádio foi reinaugurado no dia 5 de julho deste ano, com um evento para os torcedores. Agora, ele conta com:

  • 46 camarotes
  • 71 câmeras de segurança
  • Novas luminárias LED
  • Capacidade para 21 mil pessoas

A Conmebol fez uma inspeção no estádio e o autorizou para receber a partida entre Godoy Cruz e Atlético pela Sul-Americana.

Leia também

Presença de Pelé

O Santos de Pelé fez um amistoso contra o Godoy Cruz no Estádio Feliciano Gambarte em 1º de março de 1964. O time brasileiro venceu por 3 a 2 na ocasião. Toninho e Peixinho (duas vezes) marcaram para a equipe santista, Hardaan Curi e Atilio Marchiori estufaram as redes para os mandantes.

Godoy Cruz x Atlético

O Atlético viajou nessa terça-feira (19) para Mendoza. O time fará um treinamento no Estádio Feliciano Gambarte, às 15h30 (horário de Brasília).

A partida entre Godoy Cruz e Atlético será na quinta, às 19h (horário de Brasília). Como o Galo venceu o jogo de ida por 2 a 1, precisa apenas de um empate para avançar às quartas de final da Sul-Americana.

Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.