Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Atlético: elogiado por Gabigol, Sampaoli tentou levar atacante do Cruzeiro à Europa

Treinador reencontrará atacante em estreia no Atlético, pelas quartas de final da Copa do Brasil

Gabigol, atual atacante do Cruzeiro, e Sampaoli, provável novo técnico do Atlético, comemorando gol do Flamengo em 2023

Perto do retorno ao Atlético, o técnico Jorge Sampaoli tem história com Gabigol, atacante do Cruzeiro. Ambos trabalharam juntos no Flamengo, em 2023, mas a relação de ambos iniciou antes disso.

Sampaoli quis levar Gabigol ao Sevilla-ESP enquanto treinador do time espanhol, em 2022. O jornal espanhol Mundo Deportivo chegou a chamar o atacante de “sonho impossível” do técnico argentino à época. No ano seguinte, o comandante se transferiu ao Flamengo e, na sua apresentação, confirmou que desejou Gabriel Barbosa na Europa.

“Pude enfrentá-lo no Santos e quando estava no Atlético e sofremos muito pela sua capacidade de gol, que nós reconhecemos nele. Sim, o recomendamos ao Sevilla, mas não foi possível”, afirmou Sampaoli na ocasião.

No Flamengo, Sampaoli arrancou vários elogios de Gabigol, embora ambos não tenham conseguido conquistar títulos juntos no Rubro-Negro.

“Achava que a gente ia ganhar de 15 a 0 todo jogo. Eu juro que achava. Me agrada (o estilo de jogo). É o que o atacante gosta, receber a bola, ter gente perto”, afirmou Gabigol ao Podpah em dezembro de 2023.

Jorge Sampaoli assinou contrato com o Flamengo em 17 de abril de 2023, dirigiu a equipe em 39 jogos e usou 39 escalações diferentes. Ao todo, foram 20 vitórias, 11 empates e oito derrotas – 60,68% de aproveitamento.

Em pouco mais de cinco meses de trabalho, Sampaoli perdeu a final da Copa do Brasil, foi eliminado nas oitavas de final da Libertadores e viu o Flamengo se distanciar da luta pelo título do Campeonato Brasileiro.

Inclusive, o técnico argentino colocou Gabigol no banco de reservas em algumas oportunidades na temporada de 2023, incluindo num clássico contra o Botafogo, e foi alvo de críticas da torcida do Flamengo.

Leia também

Sampaoli no Atlético

Após ver nessa segunda-feira (1º) a negociação pelo técnico argentino Martín Anselmi ruir após negativa do profissional, o Atlético colocou o nome do compatriota Jorge Sampaoli na pauta. As conversas começaram nesta terça-feira (2) e avançaram, com o clube em preparação até para anúncio do novo treinador de acordo com apuração da Itatiaia.

O argentino de 65 anos caminha para a segunda passagem pelo Galo. Na primeira, de março de 2020 a fevereiro de 2021. Foram 45 jogos, com 26 vitórias, oito empates e dez derrotas.

Na primeira passagem pelo Atlético, Sampaoli estava sem clube após comandar o Santos e fechou com o Galo. Ele deixou o clube alvinegro para assinar com o Olympique de Marselha-FRA.

Já agora, Sampaoli está sem clube desde janeiro de 2025. Na ocasião, o treinador foi demitido do Rennais-FRA.

Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.
Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).
Jornalista pela PUC Minas, Pedro Leite é repórter do portal Itatiaia Esporte. Tem experiência na cobertura diária de portais, redes sociais e jornal impresso. Apaixonado por futebol, já passou pelo Superesportes.