Bernard retornou ao Atlético na metade de 2024 após 11 anos de sua primeira passagem no
De 2011 a 2013, Bernard se destacou por jogar em velocidade pelas beiradas do campo. Hoje, o camisa 11 atua mais como meio-campista, por dentro, e com passes precisos.
Em entrevista à Itatiaia na manhã desta sexta-feira (14), Bernard explicou como se deu essa mudança na forma de jogar.
“Os anos foram passando, e os treinadores que eu peguei na Europa enxergavam que eu poderia entregar muito em um jogo mais por dentro, criativo, pensado. Não posso dizer que perdi esse ‘um contra um’, mas eu usava muito mais dessas questões antes. Hoje consigo parar”, contou o jogador.
Bernard completou dizendo que a versatilidade que adquiriu na Europa o permite ser utilizado em várias posições dentro de campo.
“Se o jogo está muito corrido, vamos parar, ficar um pouquinho com ela, circular. Antes, era mais aquele jogador enérgico, que queria ir para cima e resolver. Hoje, consigo enxergar se tem mais companheiros meus que o adversário para prosseguir uma jogada. Consigo ter uma observação, uma leitura melhor do jogo”, concluiu.
Carreira de Bernard
Bernard foi revelado pelo Atlético, onde fez 100 jogos, marcou 12 gols e conquistou três títulos:
O meia deixou o clube em agosto de 2013, ao ser negociado para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Bernard atuou pela Seleção Brasileira nesse período, entre 2012 e 2014.
O jogador permaneceu no Shakhtar até 2018. Depois, ele atuou por Everton, da Inglaterra, e Al-Sharjah, dos Emirados Árabes, até chegar à Grécia, em agosto de 2022.