A vitória do Athletic sobre o América foi significativa não apenas na luta contra o rebaixamento, mas também para quebrar uma escrita histórica. O triunfo dessa segunda-feira (7), pela Série B do Campeonato Brasileiro, foi o primeiro do time de São João del-Rei sobre o Coelho.
Anteriormente, Athletic e América haviam se enfrentado em três oportunidades, todas elas em confrontos válidos pelo Campeonato Mineiro. Em duas vezes, nos Estaduais de 2023 e 2022, os times empataram em 1 a 1. Já no primeiro duelo, no Mineiro de 2021, o Coelho levou a melhor fora de casa e venceu por 1 a 0.
Depois do jogo no Independência, nessa segunda-feira (7), o técnico Rui Duarte foi enfático ao exaltar a vitória como visitante.
“Fomos premiados porque eles (jogadores) estão acreditando naquilo que foi passado. Estão com uma energia muito positiva. Isso é notável. Fizeram um jogo muito bom. Saímos daqui com uma vitória histórica. O Athletic nunca tinha ganho na casa do América. Pela primeira vez em 116 anos, consegue quebrar o tabu e sair com a vitória”, disse o técnico.
O Athletic saltou três posições e ficou próximo de deixar o Z4. O time de São João del-Rei parou na 17ª colocação, com 15 pontos, um a menos que o Criciúma, 16º. Agora, o clube alvinegro recebe o Avaí na próxima segunda-feira (14), às 19h (de Brasília), no Estádio de Futebol Joaquim Portugal, em São João del-Rei.