O que o América precisa fazer para selar matematicamente a permanência na Série B

Coelho venceu a Chapecoense nessa segunda-feira (10) e pode garantir a manutenção na próxima rodada

Emerson Santos e Gustavo celebram vitória do América contra a Chapecoense

Fora de casa, América venceu a Chapecoense por 1 a 0 nessa segunda-feira (10). O resultado praticamente selou a permanência do Coelho na Série B do Campeonato Brasileiro do próximo ano.

Apesar disso, a projeção ainda não é matemática. Nesta matéria, a Itatiaia traz o que precisa ocorrer para que o clube garanta a manutenção, matematicamente.

É bem provável que a “rodada do fico” seja a próxima, quando o Coelho recebe o Cuiabá, na Arena Independência. Para isso, basta que o Alviverde pontue, seja com vitória ou empate.

A conta mais simples é em caso de triunfo do América. Se vencer, o Coelho chegará aos 48 pontos e não poderá ser alcançado por Botafogo-SP, Athletic e Ferroviária-SP, uma vez que restam duas rodadas para o término da Série B,

Em caso de empate, o América iria aos 46 tentos. Nesse cenário, o time de Alberto Valentim poderia até ser ultrapassado por Botafogo-SP e Athletic, mas não pela Ferroviária-SP, por conta do número de vitórias. A Ferrinha poderia chegar a dez, e o Coelho tem 11 triunfos.

Por último, até se perder o América tem a possibilidade de garantir permanência matemática. Se for derrotado pelo Dourado, o clube mineiro precisará torcer por tropeços de um dos três citados.

Leia também

Jornalista pela PUC Minas, Filipe Sodré é repórter multimídia no portal Itatiaia Esporte. Antes, passou por LANCE! e Esporte News Mundo. Tem experiência na cobertura esportiva diária, além de vídeos e podcasts.

Ouvindo...