Ouvindo...

Enderson Moreira comenta fase do América na Série B: ‘Complicado sair dessa’

Treinador aponta falha crucial da equipe em mais uma derrota, dessa vez para o então lanterna Botafogo-SP

Enderson Moreira, técnico do América, em coletiva de imprensa após jogo da Série B do Campeonato Brasileiro

O América foi derrotado pelo Botafogo-SP na noite deste sábado (3), fora de casa, em jogo válido pela 20ª rodada da Série B do Campeoanto Brasileiro. Estreante da noite, o atacante Léo Gamalho marcou duas vezes para o time paulista, enquanto Miguelito foi o autor do gol do Coelho no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto-SP.

Após a partida, o técnico Enderson Moreira tentou dar explicações para a má fase do time mineiro na competição. Com o revés diante do Pantera, a equipe agora pode retornar para a zona de rebaixamento da segunda divisão, dependendo dos resultados da rodada. O América soma 21 pontos até aqui, mesma pontuação de Volta Redonda e do próprio Botafogo, que vem logo abaixo na tabela.

“Quando você começa a ter uma sequência negativa é muito complicado sair dela. A gente precisa urgentemente ganhar, como tentamos hoje e tivemos oportunidade para isso. Mas, sobretudo, precisamos ser mais efetivo, transformar as oportunidades criadas em gol”, disse o treinador.

A última vitória do Coelho na Série B foi há mais de um mês, no dia 26 de junho, quando bateu o CRB, fora de casa. Desde então, são seis jogos sem vencer da equipe de Enderson Moreira, com cinco derrotas e um empate no período.

O treinador americano também comentou sobre o grande nome da vitória do Botafogo-SP neste sábado: Léo Gamalho. Estreante da noite, o experiente centroavante marcou os dois gols da vitória paulista, um de cabeça e o outro de pênalti. Segundo Enderson, a escalação do camisa 9 não foi nenhuma surpresa para a comissão técnica mineira.

“A gente vinha já com a possibilidade do Léo Gamalho jogar. Não foi surpresa nenhuma. Ele estava treinando normalmente, apesar de muito tempo inativo, é um jogador que sempre aproveita suas oportunidades. Ele teve duas e conseguiu transformá-las em gol”, prosseguiu.

Leia também

Treinador diz o que o América precisa para sair da crise

O grande problema do América, segundo o técnico Enderson Moreira, é o aproveitamento de chances. O comandante vê a equipe dominar os adversários e criar boas oportunidades de gol, mas sempre com dificuldade em balançar as redes.

Diante do Botafogo, por exemplo, Willian Bigode perdeu a chance de virar a partida para o Coelho já no segundo tempo, quando desperdiçou uma cobrança de pênalti. Na rodada passada ele também havia errado uma cobrança, mas marcou no rebote diante do Athletico.

“Faltou competência para poder definir o jogo. Estávamos com o controle da partida, criando as oportunidades. Mesmo quando a gente tomou o gol, a gente já tinha criado algumas chances e desperdiçamos. Depois que sofremos o gol nós conseguimos jogar para criar algumas situações. Empatamos em uma bela jogada trabalhada. Tivemos a oportunidade de fazer 2 a 1 com um pênalti. Perdemos o pênalti e logo depois tomamos o segundo gol. Perdemos ainda algumas oportunidades, mas tem sido a tônica do América, infelizmente, criar situações e não conseguir transformar a superioridade em gol e, de repente, sofrer o revés”, completou Enderson.

O América terá agora sete dias de descanso até entrar em campo novamente pela Série B. O Coelho enfrenta o Remo, na Arena Independência, em Belo Horizonte, no próximo sábado (9), às 16h, pela 21ª rodada.

Mineiro de Barão de Cocais e jornalista graduado na Fumec. Passagens pela Rádio FUMEC e pelos portais FutebolNews, TechTudo e brasileirao.com.br. Apaixonado pelo bom futebol, por jogadas ensaiadas e grande defensor do “feijão com arroz”.