O
Paulo, que retorna ao clube após cinco anos, destacou o amadurecimento profissional durante o período em que esteve longe e ressaltou a estrutura interna do Coelho.
O dirigente também afirmou que, apesar do retorno, o América segue com uma estrutura consolidada, composta por diferentes profissionais do departamento de futebol. Segundo ele, a chegada não está atrelada à contratação de outro executivo no momento.
“O América tem uma estrutura. É natural que as pessoas personalizem as ações em uma figura como o diretor ou o presidente, mas me vejo como mais uma peça na engrenagem. A função executiva vai abranger todo o cenário. A princípio, não há ideia de trazer outro diretor. Claro que, após um diagnóstico, algo pode mudar, mas a estrutura atual é bem formada”, disse.
“Me vejo como um líder que vai ajudar a coordenar um pouco melhor ações e pessoas para que a gente tenha decisões melhores e, consequentemente, resultados melhores”, foi além.
O profissional chega ao América para substituir
Carreira de Paulo Assis
O dirigente é visto como um nome técnico e experiente, com passagens por diferentes áreas da gestão esportiva. Ele ocupou o cargo de diretor de administração e finanças do América em dezembro de 2014 e, posteriormente, foi promovido à superintendência geral, função que exerceu até julho de 2020.
Logo depois, assumiu o desafio de integrar a cúpula do Cruzeiro, inicialmente como COO (Chief Operations Officer).
Em abril de 2021, Paulo Assis se tornou CEO do clube celeste e foi o responsável por liderar o processo que culminou na transformação do Cruzeiro em SAF. Durante o período, comandou a contratação da consultoria norte-americana Alvarez & Marsal, especializada em reestruturação financeira.
Após deixar o Cruzeiro, o executivo assumiu o cargo de CEO da SAF do Londrina, onde estava anteriormente.
Momento conturbado
Com a saída de Enderson Moreira do cargo de treinador, o América segue em busca de um novo nome para ocupar a posição. Conforme apuração da Itatiaia, contudo, não há pressa para a definição do próximo comandante.
A tendência é que o auxiliar técnico Diogo Giacomini comande o Coelho no confronto contra o Remo, neste sábado (9), às 16h, no Independência, em duelo válido pela 21ª rodada da Série B.
Até o momento, o América ocupa a 16ª posição, com 21 pontos, e briga contra o rebaixamento para a Série C.