Participe do canal e receba as notícias do Inter no WhatsApp

Do que o Inter precisa para escapar do rebaixamento no Brasileiro? Veja cenários

Colorado visita o São Paulo e recebe o RB Bragantino nas últimas rodadas para tentar se manter na Série A

À esquerda, Abel Braga, treinador do Inter para as duas últimas rodadas do Brasileirão

O Internacional ingressou na zona de rebaixamento restando duas rodadas para o fim da Série A do Campeonato Brasileiro. Na 17ª colocação, os treinados de Abel Braga encaram São Paulo e RB Bragantino pela sobrevivência na elite do futebol nacional.

Segundo a nova atualização do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as chances de o Inter cair para Segunda Divisão subiram para 40,8%. Antes, este número era de apenas 6,5%.

Para evitar a queda, o Colorado tenta pontuar contra o Tricolor paulista nesta próxima quarta-feira (3), às 20h (de Brasília), e diante do Massa Bruta, no domingo (7), às 16h (de Brasília). O primeiro compromisso será realizado na Vila Belmiro, em Santos. O segundo e definitivo está marcado para o Beira-Rio, em Porto Alegre.

Do que o Inter precisa para escapar do rebaixamento?

Existem diversos cenários para que o Inter escape ou seja rebaixado para a Série B. A Itatiaia listou todos abaixo. Confira:

Se ganhar 6 pontos

Se o Inter vencer os dois jogos, estará livre do rebaixamento — chegaria a 47 pontos. Isso porque RB Bragantino e Vitória se enfrentam, e ao menos um deles não conseguiria mais chegar na pontuação citada.

Se ganhar 4 pontos

Uma vitória e um empate deixariam o Inter com 45 pontos na tabela de classificação. Neste cenário, o time gaúcho precisaria contar com um tropeço de Vitória ou Santos, dois tropeços do Ceará ou duas derrotas do Atlético.

RB Bragantino e Vasco têm a mesma pontuação do Galo. Porém, ambos não poderiam ser ultrapassados pelo Colorado neste cenário em razão do número de vitórias.

Ainda há o Fortaleza, 18ª colocado com 40 pontos, no páreo. O Leão da Pici precisaria tropeçar em ao menos um dos dois compromissos restantes na temporada.

Se ganhar 3 pontos

Caso o Inter vença uma partida e perca a outra, chegará a 44 pontos. Neste caso, Ceará ou Vitória não poderiam mais vencer no campeonato.

O Santos até poderia ganhar uma, mas o Colorado teria que superar os paulistas no saldo de gols. O mesmo vale caso o Fortaleza vença uma e empate outra — igualaria os 44. Duas vitórias do Leão da Pici rebaixariam o time gaúcho neste cenário.

Se ganhar 1 ponto

Se o Inter conquistar somente um ponto, chega a 42 pontos e precisará contar com alguns resultados paralelos. Vitória, Santos e Fortaleza não poderiam mais vencer.

Se o Peixe também somar apenas um ponto — e Leão da Pici fizer dois —, os três times ficariam empatados em pontos. Assim, o Colorado dependeria do saldo de gols, visto que o número de vitórias do trio é igual.

Se não ganhar nada

Se o Inter perder os dois jogos, estará praticamente rebaixado à Série A do Campeonato Brasileiro. O único cenário que reverteria a situação é duas derrotas do Santos, contando também com o saldo de gols.

Leia também

Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduando em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.

Ouvindo...