Renato avalia vitória sobre Fluminense antes da decisão na Copa do Brasil: 'Dá moral'
Técnico gremista expôs as dificuldades e pontos fortes do Tricolor contra o Flu; vitória no Brasileiro ajuda no ânimo para enfrentar o Flamengo, diz o comandante

Além dos três pontos na tabela, a vitória de 2 a 1 do Grêmio em cima do Fluminense, neste domingo (13), pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, trouxe boas novas para o Tricolor. E elas são a mudança de postura, estreias e reestreias no grupo.
O bom desempenho gremista dá novo ânimo para o próximo desafio tricolor, diante do Flamengo, na próxima quarta-feira (16), pela semifinal da Copa do Brasil. Após a partida, o técnico Renato Portaluppi avaliou o jogo e comentou sobre as dificuldades encontradas diante do time carioca.
"É difícil enfrentar o Fluminense, da mesma forma que é difícil enfrentar o Grêmio. A vantagem que o Fluminense tinha era o entrosamento da equipe deles que joga há muito tempo juntas. Nós tivemos jogadores retornando de lesão, jogadores novos. Aos pouquinhos a gente foi se achando, no final do primeiro tempo a gente corrigiu, jogamos mais juntos", explicou o treinador.
Além da vitória, a mudança de postura da equipe, após perder para o Vasco, na 18ª rodada, é essencial para o próximo compromisso. Na quarta-feira (16), o Tricolor enfrenta o Flamengo na decisão da semifinal da Copa do Brasil, no Maracanã, no Rio de Janeiro.
"Mudança de postura eu sempre cobro da equipe, durante a semana eu sempre cobro muito deles. Quando eu falo que a fila anda, é que a gente tem um grupo muito bom, grande, e também jogadores que saíram do DM. Eu não posso esperar o jogador acordar, não acordou, o companheiro vai ganhar o lugar. Os jogadores têm que se entregar o tempo em que eles estiverem em campo", destacou o treinador.
Renato teve as estreias dos recém-chegados da janela de transferências do meio do ano, o zagueiro Rodrigo Ely e o atacante João Pedro Galvão. Além da reestreia do meia-atacante Luan.
Decisão na próxima quarta-feira
A escalação da próxima quarta (13) ainda é um mistério. Porém, o desempenho positivo diante do Fluminense melhora o ambiente do Tricolor e dá mais moral ao grupo para a Copa do Brasil.
"A gente treina a equipe para que possa ganhar todos os jogos. O Flamengo fez uma boa vantagem, mas futebol é futebol, muita coisa acontece. Muita gente achava que eles iam passar pelo Olimpia. Vamos nos preparar para tentar reverter essa situação da Copa do Brasil, era importante para dar moral para a equipe. Agora pensamos na Copa do Brasil", evidenciou Renato.
O Grêmio inicia a preparação para enfrentar o Flamengo nesta segunda-feira (14) pela manhã no CT Luiz Carvalho, em Porto Alegre.
Gaúcha de Porto Alegre, Mauri Dorneles é formada em Jornalismo pela PUC-RS e trabalha como correspondente do portal Itatiaia Esporte no Sul do Brasil. Também cursou Cinema. Antes da Itatiaia, passou por Correio do Povo, Record RS, Rádio Grenal, RBS TV e Band.
