Participe do canal e receba as notícias do Grêmio no WhatsApp

Grêmio encaminha contratação de Pelaipe e aguarda desfecho com Cruzeiro; entenda

Diretor executivo tem multa rescisória prevista em contrato com o clube mineiro

Paulo Pelaipe, diretor executivo de futebol do Cruzeiro

O Grêmio encaminhou a contratação de Paulo Pelaipe, do Cruzeiro, para o cargo de diretor executivo de futebol a partir de 2026. A proposta já está na mesa do clube mineiro.

A Itatiaia apurou que a liberação só deve ser concretizada mediante o pagamento da multa rescisória. Há possibilidade, porém, deste valor previsto em contrato ser negociado.

O vínculo de Pelaipe com o Cruzeiro é válido até o final da próxima temporada. O diretor afirma que mantém o foco na reta final de Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro antes de pensar em qualquer mudança.

A tendência, portanto, é pelo desfecho das tratativas entre Grêmio, Cruzeiro e Pelaipe após o fim dos compromissos da Raposa em 2025.

Pelaipe diz estar feliz no Cruzeiro, onde é homem de confiança da direção. Mas também existe uma forte ligação do profissional com o Grêmio. O dirigente já passou pelo clube gaúcho e, inclusive, é natural de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

Leia também

Grêmio em 2026

Antes de encaminhar a contratação de Pelaipe, a cúpula tricolor tentou fechar com Rui Costa, que decidiu permanecer no São Paulo. Depois disso, o novo presidente do Grêmio — eleito no último sábado (8) —, Odorico Roman, concentrou forças para negociar com o diretor do Cruzeiro.

A expectativa da direção que assume o clube gaúcho também é contratar novos jogadores para 2026. Antes da definição do pleito, Odorico admitiu ter sondado a situação de Pedro, do Flamengo.

Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduando em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.
Emerson Pancieri é setorista do Cruzeiro na Rádio Itatiaia, onde atua desde 2016 e acumula coberturas especiais, como os Jogos Olímpicos de Paris. Graduou-se em Jornalismo pela Newton Paiva, em 2009. Passou também por Transamérica, O Tempo, Band News, Rádio Globo e CBN (onde foi setorista do Cruzeiro de 2012 a 2016 e cobriu o bicampeonato brasileiro 2013 e 2014, além da Copa do Mundo no Brasil).

Ouvindo...