Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Grêmio no WhatsApp

Grêmio confirma reunião na sede da CBF para tratar polêmicas da arbitragem

Representantes do clube gaúcho viajaram ao Rio de Janeiro para se reunir com líderes da entidade e discutir problemas do apito no Campeonato Brasileiro

Sede da CBF no Rio de Janeiro

O Grêmio confirmou que, na manhã desta terça-feira (7), se reuniu com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para tratar sobre as polêmicas da arbitragem no Campeonato Brasileiro. O executivo de futebol do clube gaúcho, Luis Vagner Vivian, conversou diretamente com o diretor-executivo da entidade, Helder Melillo, no Rio de Janeiro.

“Durante o encontro, que durou cerca de uma hora, Luis Vagner apresentou a preocupação do Grêmio com os erros de arbitragem que têm prejudicado o Clube nas competições nacionais de 2025 e sugeriu medidas para o aprimoramento do setor (...) O diretor-executivo Helder Melillo reconheceu os erros ocorridos e garantiu que a Confederação vai investir ainda mais na qualificação dos árbitros. Uma das ideias é a escalação de profissionais mais experientes no VAR”, diz a nota.

Esta foi a segunda reunião do Grêmio com a CBF em 2025 para tratar do tema. A primeira conversa ocorreu em maio, quando o presidente Alberto Guerra e o coordenador técnico Luiz Felipe Scolari, o Felipão, estiveram na sede da entidade. Na ocasião, o clube gaúcho reclamou de erros na eliminação para o CSA na Copa do Brasil e na derrota para o São Paulo pelo Brasileirão.

A nova pressão do Grêmio na CBF — motivada após as polêmicas contra o RB Bragantino — tem como objetivo solicitar medidas mais drásticas por parte da entidade em relação aos erros de arbitragem no futebol brasileiro.

Na noite dessa segunda-feira, o Tricolor utilizou as redes sociais para publicar um vídeo que denuncia 15 erros de arbitragem em jogos da equipe ao longo da temporada de 2025.

Além de Vivian, outros membros da direção tricolor, incluindo Alberto Guerra, estão no Rio de Janeiro.

Veja a nota do Grêmio sobre a reunião com a CBF na íntegra

“O executivo de futebol do Grêmio, Luis Vagner Vivian, se reuniu na manhã desta terça-feira com o diretor-executivo da CBF, Helder Melillo, no Rio de Janeiro.

Durante o encontro, que durou cerca de uma hora, Luis Vagner apresentou a preocupação do Grêmio com os erros de arbitragem que têm prejudicado o Clube nas competições nacionais de 2025 e sugeriu medidas para o aprimoramento do setor.

Esta foi a segunda reunião do Grêmio com a CBF neste ano para tratar do tema. A primeira ocorreu em maio, quando o presidente Alberto Guerra e o coordenador técnico Luiz Felipe Scolari estiveram na sede da Confederação, em encontro com o presidente da Comissão de Arbitragem, Rodrigo Cintra, e sua equipe.

O diretor-executivo Helder Melillo destacou que a CBF tem trabalhado para aperfeiçoar áreas de interesse dos clubes, como o fair play financeiro e a arbitragem. Ele reconheceu os erros ocorridos e garantiu que a Confederação vai investir ainda mais na qualificação dos árbitros. Uma das ideias é a escalação de profissionais mais experientes no VAR.

O Grêmio reafirma seu compromisso com a transparência e a justiça esportiva, entendendo que a valorização das competições passa por uma arbitragem qualificada e justa, que não interfira nos resultados dentro de campo. O Clube seguirá atuando de forma propositiva junto à CBF para melhorar o nível da arbitragem em benefício do futebol brasileiro.”

Leia também

Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduando em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.