Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Grêmio no WhatsApp

Grêmio denuncia 15 erros graves de arbitragem e propõe ‘movimento nacional'; entenda

Clube gaúcho se revoltou após a sequência de polêmicas em jogos da equipe na atual temporada

Grêmio ficou na bronca com a arbitragem após a derrota para o RB Bragantino, no último sábado (4)

O Grêmio, através de nota oficial, denunciou 15 erros de arbitragem em jogos da equipe ao longo da temporada de 2025. O documento publicado nesta segunda-feira (6) ainda propõe ações pela qualificação do setor. O episódio mais recente citado ocorreu no último sábado (4), no duelo contra o RB Bragantino, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

No jogo, o árbitro Lucas Casagrande (PR) anotou pênalti para o Massa Bruta, e ainda expulsou Kanneman, capitão tricolor. Após a partida, o lateral-esquerdo Marlon fez um grande desabafo, em que criticou abertamente a situação da arbitragem do Brasil.

“A revolta do Clube foi expressa publicamente por atletas, dirigentes e torcedores, inclusive nas redes sociais oficiais do Grêmio”, diz o documento.

Grêmio propõe mudanças

Na nota oficial, a diretoria do Grêmio indica que iniciará um movimento nacional para propor mudanças no futebol brasileiro, que gerem medidas significativas. Além disso, ainda cravou que irá buscar as instâncias superiores para buscar os direitos.

  1. O Grêmio solicitou, por meio de ofício encaminhado ao Departamento de Competições (DCO) da CBF, a anulação dos cartões aplicados aos atletas Walter Kannemann (vermelho) e Marlon (amarelo) na partida contra o Bragantino.
  2. O Clube adotará todas as medidas jurídicas cabíveis para evitar que seus atletas e o Grêmio sejam duplamente punidos — primeiro, pelo erro em campo, e depois, pela consequente suspensão na próxima partida.
  3. O Grêmio transformará sua indignação em um movimento nacional pela qualificação da arbitragem, com o objetivo de reduzir a margem de erro, preservar a lisura das competições e valorizar o futebol brasileiro.
  4. O executivo de futebol, Luis Vagner Vivian, encontra-se no Rio de Janeiro para tratar dos erros cometidos e propor à Comissão de Arbitragem da CBF medidas de qualificação da arbitragem nacional. Iniciativa semelhante já havia sido realizada em maio deste ano, em ação liderada pelo presidente Alberto Guerra e pelo coordenador técnico Luiz Felipe Scolari.
  5. Outras ações complementares estão sendo avaliadas e serão divulgadas oportunamente.

A nota é assinada por Alberto Guerra, presidente do Grêmio.

Leia também

Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência em esportes e cidades no rádio e em portais. Colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real. Atualmente é repórter do Itatiaia Esporte.
Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduando em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.