Ouvindo...

Ex-Cruzeiro, Henrique assume desafio em clube da Série C; saiba detalhes

Ex-jogador se aposentou em 2013 e agora trilha carreira fora das quatro linhas

Último trabalho de Henrique foi no Pouso Alegre

Multicampeão pelo Cruzeiro, Henrique assumiu um novo desafio na carreira. O ex-jogador foi contratado como auxiliar técnico de Elio Sizenando pelo Figueirense, clube que o revelou e que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro em 2025.

O anúncio da nova comissão técnica do Furacão foi feito na última quinta-feira (14). Em coletiva de apresentação no clube catarinense, o técnico fez elogios ao perfil do ex-capitão cruzeirense, com quem trabalhou no Pouso Alegre até julho deste ano.

“Henrique era o auxiliar da casa, gostei de trabalhar com ele, também pelo conhecimento de capitão. Quando apareceu o convite [do Figueirense] eu chamei e ele aceitou na hora o desafio. É importante a vinda dele, mais um membro pra comissão técnica é importante”, afirmou.

No Pouso Alegre, Henrique exerceu as funções de coordenador técnico e auxiliar técnico em 2025. O ídolo cruzeirense chegou a comandar a equipe de forma interina em seis partidas, com uma vitória, dois empates e três derrotas.

Ao lado de Sizenando, ele não conseguiu classificar o Pouso Alegre à segunda fase da Série D do Brasileiro. A equipe mineira terminou a competição na quinta posição do Grupo F, com 17 pontos - apenas os quatro primeiros colocados de cada chave avançaram à rodada seguinte.

Figueirense na Série C

Após 17 rodadas, o Figueirense ocupa a 14ª posição da Série C, com 20 pontos. A distância para o Guarani, oitavo colocado e primeiro na zona de classificação para a segunda fase, é de três pontos.

Nesse domingo (17), em duelo que marcou a estreia da nova comissão técnica, o Furacão bateu o São Bernardo por 3 a 0, no estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo.

A equipe catarinense voltará a campo no próximo sábado (23), às 19h30 (de Brasília). O adversário será o Floresta-CE, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis, pela 18ª rodada da Série C.

Revelado pelo Figueirense, Henrique fez história no Cruzeiro

Henrique foi revelado pelo Figueirense em 2005. No total, o volante fez 52 partidas pelo clube catarinense e marcou quatro gols até 2007, quando foi transferido ao Júbilo Iwata, do Japão.

Em 2008, o jogador desembarcou em Belo Horizonte para começar uma longa história no Cruzeiro. Na primeira passagem, que durou até 2011, foram 171 jogos, 12 gols, duas assistências e três títulos mineiros.

Depois de breves dois anos no Santos, Henrique voltou ao clube celeste para trilhar caminhos ainda mais vitoriosos. Entre 2013 e 2019, o jogador foi peça importante nas conquistas dos bicampeonatos do Brasileirão (2013 e 2014) e da Copa do Brasil (2017 e 2018). Além disso, levantou o troféu do Campeonato Mineiro em mais três oportunidades: 2014, 2018 e 2019.

Henrique com o troféu de campeão mineiro de 2019, pelo Cruzeiro

Em 2020, o volante foi emprestado ao Fluminense, mas atuou em apenas sete partidas no clube carioca. Ele voltou ao Cruzeiro logo depois, para fazer suas últimas oito partidas na equipe celeste.

Henrique oficializou a aposentadoria do futebol em 2023, quando estava na Raposa. Desde então, a única experiência fora das quatro linhas foi no Pouso Alegre.

Números de Henrique pelo Cruzeiro

  • Jogos: 507
  • Gols: 26
  • Assistências: 7
  • Títulos: 6 do Campeonato Mineiro, 2 do Brasileirão e 2 da Copa do Brasil
Leia também

Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.