Coritiba pode garantir acesso à Série A no Couto Pereira; veja cenários

Coxa recebe o Athletic no sábado (15), às 16h30, para confirmar retorno à elite do futebol nacional

Coritiba recebe o Athletic neste sábado (15), às 16h30 (de Brasília), pela 37ª rodada da Série B

O Coritiba vive a expectativa pelo acesso na Série B do Campeonato Brasileiro. A equipe coxa-branca pode garantir tanto a vaga na Série A de 2026, como também a taça da Segunda Divisão nacional de 2025 já nesta próxima rodada.

Os treinados de Mozart Santos recebem o Athletic neste sábado (15), às 16h30 (de Brasília), no Estádio Couto Pereira, em Curitiba. Uma vitória simples ou até mesmo um empate no duelo válido pela 37ª rodada carimba o retorno do Coxa à elite do futebol nacional.

Após o 2 a 1 sobre o Paysandu, o Coritiba chegou a 64 pontos e abriu cinco de vantagem para o Athletico-PR, vice-líder com 59. A quarta colocada Chapecoense tem 58 e ainda joga na rodada. Portanto, o time catarinense pode chegar em 61.

Mesmo com os resultados paralelos da Chape, uma nova vitória do Coritiba determina que outros times na disputa — Athletico, Remo, Criciúma e Goiás — não consigam mais alcançar a pontuação do clube coxa-branca.

Para conquistar o troféu, o Coritiba precisa vencer o Athletic e torcer para a Chapecoense tropeçar contra América ou Volta Redonda.

Do que o Coritiba precisa para garantir o acesso diante do Athletic

  • vitória simples no confronto no Couto Pereira

E se empatar?

O empate também garante o Coritiba matematicamente na elite do futebol nacional. A equipe chegaria aos 65 pontos e, mesmo com vitórias paralelas, não poderia ser ultrapassada por quatro times.

E se perder?

Se dois dos quatro times abaixo (em negrito) não vencerem, o Coritiba garante vaga na Série A mesmo com uma derrota para o Athletic. Neste cenário, não importaria os resultados da Chapecoense.

  • Goiás x Novorizontino
  • Avaí x Remo
  • Criciúma x Botafogo-SP
  • Ferroviária x Athletico-PR
Leia também

Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduando em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.

Ouvindo...