O ex-jogador e atual deputado estadual Marcone Amaral foi oficialmente anunciado como pré-candidato à presidência do
O evento marcou o início da campanha da chapa Aliança Vitória SAF, que reunirá os principais grupos de oposição no clube: Frente Vitória Popular (FVP), Movimento Vitória SAF (MVSAF), Movimento Novo Vitória (MNV) e o Movimento Vitória de Verdade (MVV).
Segundo o grupo, o principal objetivo da Aliança Vitória SAF é implementar uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) no Rubro-Negro, com foco na modernização da gestão, respeito à história do clube e preservação do patrimônio.
Marcone destacou que o projeto busca equilibrar responsabilidade financeira e competitividade esportiva, e que o modelo de SAF é visto como um caminho viável para o crescimento sustentável do Vitória.
“Nos colocamos à disposição com uma visão diferente, tentando fazer o clube entender que não é mais possível gerir a instituição da forma atual. O futebol mudou, é outro, tanto no mundo quanto no Brasil. Coloquei a minha imagem à disposição para trazer oportunidades”, declarou.
Quem é Marcone Amaral
Revelado nas categorias de base do Vitória, Marcone Amaral iniciou a carreira no futebol profissional em 1997 e defendeu o Rubro-Negro até 2001. No clube, conquistou três títulos do Campeonato Baiano (1997, 1999 e 2000) e dois da Copa do Nordeste (1997 e 1999).
Após deixar o Leão, o ex-meia teve passagem pelo Venezia-ITA, e pelo Bellinzona-SUI. Na sequência, voltou ao Brasil e passou por clubes como Vila Nova-GO, União Barbarense-SP e Marília-SP.
Posteriormente, construiu uma longa trajetória no futebol do Catar, onde defendeu Al-Shamal, Al-Gharafa, El Jaish, Al-Rayyan e Al-Arabi, ao longo de mais de uma década. Durante esse período, se naturalizou catari e disputou dezenas de partidas pela seleção do Catar.
Encerrada a carreira nos gramados, Marcone ingressou na política. Foi prefeito de Itajuípe, na região sul da Bahia, por dois mandatos consecutivos (2016 e 2020). No início deste ano, assumiu a cadeira da deputada Jusmari de Oliveira (PSD) na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).
Eleições no Vitória
As eleições do Vitória estão marcadas para o dia 13 de dezembro. Em caso de segundo turno, os rubro-negros irão novamente às urnas no dia 20 de dezembro. Estão aptos a votar os sócios-torcedores com ao menos 18 meses de associação que estejam adimplentes com o plano Sou Mais Vitória.