Diretor revela que Vasco tem risco de sofrer transfer ban em janeiro
Marcelo Sant'Ana faz críticas ao cenário financeiro “deixado” pela 777 Partners e reforça discurso de responsabilidade do presidente Pedrinho

Diretor executivo do Vasco, Marcelo Sant'Ana fez um balanço do trabalho desenvolvido pela gestão do presidente Pedrinho, que assumiu o comando do clube em maio após decisão que tirou o controle da 777 Partners. Em resposta sobre a capacidade de investimento, o dirigente revelou que o Cruzmaltino corre o risco de sofrer um transfer ban em janeiro de 2025.
Marcelo Sant'Ana, contratado pelo Vasco em junho, explicou que o clube não realizou o pagamento por um jogador contratado em 2023, na gestão da 777 Partners, e fez críticas ao grupo.
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) acatou, em 15 de maio, um pedido da Associação do Vasco da Gama contra a 777 Partners para afastar a empresa, sócia-majoritária, da SAF.
O grupo entrou com recursos e liminares, mas a Justiça manteve a decisão e, desde então, a SAF está a cargo do clube associativo, que tem como presidente o ex-jogador Pedrinho.
Uma série de mudanças na diretoria e no departamento de futebol foram realizados neste período, como a contratação de Marcelo Sant'Ana como diretor executivo da pasta.
O dirigente, que tem experiência como diretor do América-RN e presidente do Bahia, detalhou o cenário encontrado pela gestão de Pedrinho e pregou o discurso de responsabilidade financeira.
"SAF ou associação, são duas palavras que significam o regime jurídico. O que importa pra mim é a gestão do dia a dia. O Real Madrid é o clube mais rico do mundo, o clube mais sucesso do mundo e é uma associação. É o único meio de sucesso? Não. Os clubes ingleses, são empresas. Os italianos, basicamente, são empresas também. O Bayern de Munique é um modelo híbrido. Então, pra mim, se é SAF ou é associação, não muda muita coisa, não. O que muda pra mim, o que faz diferença, é o modelo de gestão que você tem dentro dessa estrutura", iniciou o diretor.
"São esse tipo de dificuldades que a gente tem que enfrentar e trazer respostas e soluções. É o que a gente tem buscado no dia a dia. É transformar essa realidade do Vasco, é mudar as práticas, é respeitar um orçamento que não era respeitado. O orçamento do primeiro semestre não foi respeitado. E quem foi que não respeitou? Foi a condução do processo. E aí não é dar significado, foi pessoa A, foi pessoa B. É a cultura que é estabelecida. Porque muitas vezes o funcionário faz o que a linha de comando determina", seguiu o dirigente.
Porque nós somos funcionários, a gente tem que seguir a linha estratégica determinada no topo da pirâmide. E o Pedrinho, ele cobra da gente um time competitivo, um time que seja digno do Vasco da Gama, mas dentro de um cenário de responsabilidade. O presidente não aceita que a gente trate o Vasco sem responsabilidade. Então a gente tem que ter responsabilidade. As mudanças estruturais que o Vasco em 126 anos não fez no mandato do presidente Pedrinho, elas vão acontecer", concluiu Marcelo Sant'Ana.
Chefe de reportagem e ex-correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.



