Léo Ortiz, um dos pilares do
O camisa 3 entrou em campo “no sacrifício” contra o Racing, em 29 de outubro, quando o Flamengo confirmou a vaga na final da Libertadores. Na ocasião, o atleta fez uma infiltração no local para conseguir estar em campo. Relembre a lesão do atleta abaixo.
A possibilidade de repetir o processo existe, mas a sequência da temporada, com uma eventual participação na Copa Intercontinental - inclusive pensando em 2026 - é levada em consideração. A evolução do atleta nos próximos dias será decisiva para a definição.
Caso Léo Ortiz não tenha condições de atuar, Danilo será o substituto. O experiente defensor é a principal opção defensiva para formar a zaga ao lado de Léo Pereira.
A lesão de Léo Ortiz
Em 19 de outubro, na partida contra o Palmeiras pelo Brasileirão, Léo Ortiz foi substituído na etapa final após choque com Vitor Roque. O atacante caiu em cima da perna do zagueiro rubro-negro, que deixou o Maracanã com o local imobilizado direto ao hospital.
Os exames de imagem apontaram estiramento do ligamento do tornozelo direito. Léo Ortiz iniciou tratamento de forma imediata. O defensor foi desfalque em dois jogos, mas foi para o “sacrifício” na partida de volta da semifinal da Libertadores contra o Racing-ARG, em 29 de outubro. Foi a última vez que o atleta foi utilizado pelo técnico Filipe Luís.
Para estar em campo no El Cilindro, Léo Ortiz fez uma infiltração no local. Desde então, trabalha em período integral para recuperar-se, mas ainda não conseguiu voltar a campo, nem mesmo nos treinos no Ninho do Urubu. A ideia inicial era ter alguns minutos de jogo antes da decisão da Libertadores. Agora, é improvável que o zagueiro seja relacionado pela comissão técnica para o jogo contra o Atlético, em Belo Horizonte, nesta terça (25).
“Sobre o Léo (Ortiz), a intenção é que ele volte a campo. Teve uma lesão complicada, fez um sacrifício muito grande para estar no jogo contra o Racing. Nossa intenção é que volte a campo nesta semana. Vamos ver se tem condições ou não”, afirmou Filipe Luís após a vitória do Flamengo sobre o Bragantino, no sábado (22), pela 35ª rodada do Brasileirão.
A disputa pelos títulos
O Flamengo pode garantir o título do Brasileirão nesta terça (25). Líder com 74 pontos, o Rubro-Negro enfrenta o Atlético, em Belo Horizonte, às 21h30 (de Brasília). Simultaneamente, o Palmeiras, vice-líder com 70 pontos, enfrenta o Grêmio em Porto Alegre. O Cruzeiro, com 68 pontos, tem chances matemáticas de ser campeão.
Na decisão da Libertadores, a bola rola às 18h (de Brasília) no Estádio Monumental de Lima, no Peru, para Palmeiras e Flamengo. Na reedição da final de 2021, o time que conquistar o título se tornará o primeiro clube brasileiro tetracampeão da América.