Leonardo Jardim foi apresentado como novo treinador do
O europeu já era desejo antigo do Rubro-Negro. Em dezembro de 2025, Jardim chegou a ser sondado pela diretoria do Flamengo em meio às negociações de renovação de contrato de Filipe Luís.
Em entrevista coletiva, o português abriu o jogo sobre o contato com a cúpula rubro-negra e explicou que a situação pessoal enfrentada por ele no fim do último ano impediu que as conversas progredissem.
“Em dezembro, a minha situação pessoal não me permitia trabalhar. Na vida, a gente tem que ter opções. E eu tive a opção de resolver aquilo que estava pendente em termos familiares ao invés de trabalhar. Essa opção para mim foi muito fácil. Nunca tive dúvidas”, iniciou.
“Apesar de poder ter um convite do Flamengo, mesmo que não seja um convite formal, tivemos uma pequena conversa com a possibilidade de Filipe Luís não ficar (renovar). Tive alguns clubes representativos da Europa que também me pretendiam. Mas a minha decisão estava tomada. Não havia nada que eu pudesse mudar”, continuou o novo técnico do Flamengo.
Indicação de Jorge Jesus
Adiante, Jardim ressaltou a importância de ter se afastado do futebol por cerca de três meses para tratar questões pessoais e falou sobre a indicação de Jorge Jesus, ex-técnico do Flamengo, para comandar o clube após sua saída.
“A minha prioridade, naquele momento, e na vida é assim, não podemos ter o melhor dos dois mundos. E também fui muito claro: em dois meses vou resolver as coisas e depois vou me disponibilizar a trabalhar. E acabei por vir. A passagem estava marcada para o Brasil há dois meses e meio, para Minas Gerais”, disse Jardim.
“Depois de 2019, com Jesus, quando saiu, ele indicou meu nome, vocês sabem, entramos em contato. Não foi possível. Eu costumo dizer que não há dois sem três. Eu vim para o clube que tem a dimensão do Flamengo com muita satisfação e com muita ambição de fazer um bom trabalho e conquistar os títulos que todos nós desejamos”, finalizou o português.
Segunda experiência no Brasil
Aos 51 anos, Jardim terá sua segunda experiência no futebol brasileiro. Em 2025, dirigiu o Cruzeiro, mas optou por deixar o clube ao término da última temporada, apesar do desejo da direção em mantê-lo. O profissional alegou questões pessoais na época.
Jardim chega com a responsabilidade de substituir Filipe Luís, um dos técnicos mais vitoriosos da história do Flamengo. Apesar do êxito no cargo desde 2024, o início ruim de 2026, com vices da Supercopa do Brasil e Recopa Sul-Americana, levaram à demissão.