Flamengo identifica problema e define novo perfil de reforços para 2026
Presidente Luiz Eduardo Baptista detalha planejamento do departamento de futebol rubro-negro

O Flamengo está no mercado atrás de reforços para 2026. Após dominar o futebol brasileiro e sul-americano em temporada histórica, o Rubro-Negro quer qualificar o elenco e definiu o perfil de contratações após identificar um problema: a alta média de idade do elenco.
O presidente Luiz Eduardo Baptista detalhou a intenção do clube no mercado em reunião com os sócios do Flamengo na Gávea, na última terça (23).
"A gente precisa reduzir a idade média do nosso elenco. Para jogar 75, 80 partidas por ano tem que ter jogadores mais fortes e mais jovens. Vamos estimular uma competição feroz em todas as posições, não é verdade que o Flamengo tem dois do mesmo nível por posição. Aquela máxima de ter 22 titulares vai se fazer uma realidade no Flamengo", afirmou em evento com os sócios.
- Entenda como Flamengo chegou aos R$ 2,1 bilhões de receitas em 2025
- Presidente do Flamengo faz ataque a comentarista da Globo, que se posiciona
"Provavelmente não vamos comprar jogadores com mais de 26 anos. Por quê? Você compra com quatro anos de contrato, com 30 ainda pode vender o jogador e tirar algum dinheiro. Quando você compra com 29 ou 30, seguramente ele vai morrer contigo. Desvaloriza o seu ativo", concluiu Bap.
Média de idade do elenco do Flamengo*:
- Goleiros: 25,6 anos
- Defensores: 28,6 anos
- Meio-campistas: 29,6 anos
- Atacantes: 28,2 anos
- Média do elenco: 28,4 anos
*Números do portal Transfermarkt
José Boto concluiu seu primeiro ano como nome forte do futebol do Flamengo. Neste período, o Rubro-Negro fez sete contratações, movimentado mais de R$ 450 milhões: Juninho, Danilo, Jorginho, Emerson Royal, Jorge Carrascal, Saúl Ñiguez e Samuel Lino.
Os reforços do Flamengo em 2025:
- Samuel Lino: 25 anos
- Emerson Royal: 26 anos
- Jorge Carrascal: 27 anos
- Juninho: 28 anos*
- Saúl: 30 anos
- Jorginho: 33 anos
- Danilo: 33 anos
Quatro saídas certas para 2026
Há quatro saídas certas para 2026 - todas de jogadores com contratos até dezembro. O zagueiro Cleiton, formado no Ninho, já foi anunciado pelo Wolfsburg, da Alemanha.
Matheus Cunha, reserva de Agustín Rossi, assinou um pré-contrato com o Cruzeiro em julho. Assim, a contratação de um nome para a posição é uma das prioridades para 2026.
Pablo, que não esteve integrado ao elenco principal em toda temporada, também deixa de ter vínculo com o Rubro-Negro e deve defender o São Bernardo a partir de janeiro.
O atacante Juninho, que não se firmou no elenco após ser contratado em janeiro, foi negociado com o Pumas-MEX. Saiba todas informações do mercado do Flamengo.
Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.



