O
O presidente Luiz Eduardo Baptista detalhou a intenção do clube no mercado em reunião com os sócios do Flamengo na Gávea, na última terça (23).
“A gente precisa reduzir a idade média do nosso elenco. Para jogar 75, 80 partidas por ano tem que ter jogadores mais fortes e mais jovens. Vamos estimular uma competição feroz em todas as posições, não é verdade que o Flamengo tem dois do mesmo nível por posição. Aquela máxima de ter 22 titulares vai se fazer uma realidade no Flamengo”, afirmou em evento com os sócios.
Entenda como Flamengo chegou aos R$ 2,1 bilhões de receitas em 2025 Presidente do Flamengo faz ataque a comentarista da Globo, que se posiciona
“Provavelmente não vamos comprar jogadores com mais de 26 anos. Por quê? Você compra com quatro anos de contrato, com 30 ainda pode vender o jogador e tirar algum dinheiro. Quando você compra com 29 ou 30, seguramente ele vai morrer contigo. Desvaloriza o seu ativo”, concluiu Bap.
Média de idade do elenco do Flamengo*:
- Goleiros: 25,6 anos
- Defensores: 28,6 anos
- Meio-campistas: 29,6 anos
- Atacantes: 28,2 anos
- Média do elenco: 28,4 anos
*Números do portal Transfermarkt
José Boto concluiu seu primeiro ano como nome forte do futebol do Flamengo. Neste período, o Rubro-Negro fez sete contratações, movimentado mais de R$ 450 milhões: Juninho, Danilo, Jorginho, Emerson Royal, Jorge Carrascal, Saúl Ñiguez e Samuel Lino.
Os reforços do Flamengo em 2025:
- Samuel Lino: 25 anos
- Emerson Royal: 26 anos
- Jorge Carrascal: 27 anos
- Juninho: 28 anos*
- Saúl: 30 anos
- Jorginho: 33 anos
- Danilo: 33 anos
*Foi vendido ao Pumas, do México, e deixou o Flamengo em dezembro de 2025
Por ora, o Flamengo não acertou com reforços para 2026. A direção trata como prioridade a renovação do contrato de Filipe Luís - a qual segue em negociação. A chegada de um zagueiro e um goleiro também estão entre os objetivos do clube.
Quatro saídas certas para 2026
Há quatro saídas certas para 2026 - todas de jogadores com contratos até dezembro. O zagueiro Cleiton, formado no Ninho,
Matheus Cunha, reserva de Agustín Rossi,
Pablo, que não esteve integrado ao elenco principal em toda temporada, também deixa de ter vínculo com o Rubro-Negro e deve defender o São Bernardo a partir de janeiro.
O atacante Juninho, que não se firmou no elenco após ser contratado em janeiro, foi negociado com o Pumas-MEX.