Belo Horizonte
Itatiaia

Flamengo anuncia Samuel Lino, reforço mais caro da história do clube

Aos 25 anos, atacante desembarcou no Rio de Janeiro nesta terça (29) para reforçar o elenco rubro-negro

Por
Samuel Lino
Samuel Lino é o novo reforço do Flamengo • Gilvan de Souza/Flamengo

Agora é oficial: Samuel Lino é jogador do Flamengo. O clube carioca anunciou a contratação nesta segunda (28) por meio das redes sociais. Aos 25 anos, o atacante retorna ao futebol brasileiro após seis temporadas atuando na Europa por Gil Vicente-POR, Valencia-ESP e Atlético de Madrid-ESP.

O contrato de Samuel Lino com o Flamengo será até dezembro de 2029. O jogador desembarcou no Rio de Janeiro na manhã desta terça-feira (29) para iniciar os trabalhos no Ninho do Urubu. Ele vestirá a camisa 16.

O anúncio da contratação teve a participação de Saúl Ñíguez, que também reforça o elenco rubro-negro nesta janela de transferências. Os dois foram companheiros no Atleti.

O Flamengo investirá 22 milhões de euros, cerca de R$ 143 milhões na cotação atual, no atleta. O pagamento de bônus por metas também está estipulado, e, com este montante, Samuel Lino se tornará o jogador mais caro da história do clube carioca.

Lino vai "superar" Carlos Alcaraz, comprado em 2024 por R$ 125 milhões somados os valores de direitos econômicos e luvas. O meia argentino já foi negociado com o Everton-ING.

Destaque do Atlético de Madrid nas últimas temporadas, o brasileiro tinha intenção de permanecer na Europa e teve propostas, mas foi convencido pelo Flamengo em retornar ao Brasil. A proposta financeira teve peso na decisão.

Números e carreira de Samuel Lino

Samuel Lino despontou no cenário do futebol atuando pelo Gil Vicente, de Portugal, entre 2019 e 2022. Naquele ano, foi negociado com o Atlético de Madrid. Em 2022/23, foi empresado ao Valencia, onde fez oito gols e deu duas assistências em 41 jogos.

Nas últimas duas temporadas, destacou-se pelo Atleti de Diego Simeone: 12 gols e 16 assistências em 93 partidas. A versatilidade do brasileiro agrada à comissão técnica de Filipe Luís, e Lino chega para disputar posição pelo lado esquerdo de ataque.

O mercado do Flamengo

Saúl Ñíguez foi o primeiro reforço apresentado pelo Flamengo na janela de transferências do segundo semestre, mas o clube segue ativo no mercado de transferências.

Neste sábado (26), Emerson Royal desembarcou no Rio de Janeiro. O meia e o lateral-direito foram apresentados à Nação, no Maracanã, antes da partida com o Atlético.

Por outro lado, o lateral-direito Wesley está a caminho da Roma, da Itália, e o volante Gerson deixou o clube após o Mundial de Clubes, comprado pelo Zenit, da Rússia.

Por

Chefe de reportagem e ex-correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais