Atuando com um a menos por mais de 35 minutos no El Cilindro, o
Após participar de três decisões da Libertadores como jogador, em 2019, 2021 e 2022, o jovem treinador, que iniciou a carreira em 2024, valorizou a ambição do elenco rubro-negro.
“Estou, estamos, extremamente felizes por alcançar mais uma final de Libertadores. É a quinta final da história do Flamengo. Há jogadores desse elenco que vão disputar a quarta. Eu também. Espero, o futebol é muito rápido, mas espero estar nessa minha quarta final. Três como jogador e uma como treinador. Muito orgulhoso de pessoas que fazem tudo pelo Flamengo. Quando cheguei, o Flamengo tinha uma final. Não fiz nada sozinho, mas fiz parte do processo que começou em 2012, e que nos permite disputar mais uma final de Libertadores”, afirmou Filipe Luís, no comando do time há 13 meses.
“Muito orgulho dos meus jogadores. Foi uma vitória de um time com alma, competitivo, aguerrido, que sabe jogar contra todas circunstâncias e adversários. Um time que sabe jogar a Libertadores, que sabe o que quer. Jogadores multicampeões e são os mais ambiciosos. Estamos muito felizes, tem muito caminho até lá e vamos desfrutar desse momento”, completou o ex-lateral, que defendeu o Flamengo entre 2019 e 2023.
Flamengo de olho: veja data, horário e palco da final da Libertadores STJD adia julgamento de recurso do Bruno Henrique, do Flamengo Com um a menos, Flamengo segura Racing na Argentina e volta à final da Libertadores
A classificação no El Cilindro foi dramática. O Flamengo teve as melhores chances no primeiro tempo, mas parou em Cambeses, goleiro do Racing.
Na segunda etapa, após a expulsão de Gonzalo Plata, o Rubro-Negro defendeu-se como pôde. Filipe Luís explicou a estratégia diante do adversário.
“Com a expulsão do Plata, triste por perder um jogador tão fundamental para uma final. Depois, entender que estávamos em vantagem no placar. Pensamos em povoar bem a última linha, eles colocam seis, sete, por vezes. Acreditamos que ficaria melhor para defender os cruzamentos com uma linha de cinco. Os jogadores fizeram todos esforços, mexi as peças, mas eles são os responsáveis por colocar o time na final”, afirmou.
Confira, abaixo, mais respostas de Filipe Luís, técnico do Flamengo:
Análise da partida
“A verdade é que nos sentimos mais confortáveis com a bola. No primeiro tempo, os espaços estavam muito claros. É um time que pressiona bem, que salta e agride o portador da bola, o que gera dificuldade para quem joga entrelinhas. Mas nosso time encontrou espaços. O Racing tem ideias claras. Pode gostar ou menos de ua forma de jogar, mas quando o jogador acredita na ideia tão clara, é muito difícil de se jogar contra pela forma que defendem e atacam, pela clareza que tem de como chegar na área adversária. Foi um desafio maiúsculo. Foi uma classificação merecida.”
Encontrou mais dificuldades do que esperava?
“Tínhamos claríssimo que seria muito difícil. Vimos todas partidas. Jogadores que têm muita confiança em casa, têm muita qualidade, entrando no segundo tempo, e é uma equipe com ideias claras para chegar à área adversária. Fizemos um plano diferente para passar, mas sabíamos que iriamos sofrer.”
Atuação decisiva de Rossi
“Todos sabem da qualidade do Rossi. Não tenho dúvida que ele pensa em ganhar o título, não ser o melhor do torneio. É ambicioso, gosta de trabalhar, evoluir e aprender. Vive grande momento e esperamos que siga assim.”
A classificação no El Cilindro
Pela quarta vez desde 2019 e quinta vez em sua história, o
O Flamengo teve grandes chances de abrir o placar no primeiro tempo, mas Cambeses fez grandes defesas. Na volta do intervalo, Gonzalo Plata foi expulso e o “jogo virou”.
O Racing foi para o “tudo ou nada”, apostando nas bolas aéreas desde o apito inicial. Apesar da insistência nos cruzamentos até os 51 minutos, a rede não balançou.
O time de Filipe Luís confirmou a vantagem construída no Maracanã, há uma semana. No jogo de ida, no Rio de Janeiro, Jorge Carrascal fez o único gol das semifinais da Copa.
A grande decisão da Libertadores
A final única da Copa de 2025 está marcada para 29 de novembro. O Flamengo voltará ao Monumental de Lima, no Peru, onde foi campeão da América após 38 anos em 2019.
Na outra chave,
Com as conquistas de 1981 e 2022, o Rubro-Negro quer a Glória Eterna em 2025 para tornar-se o primeiro clube brasileiro a conquistar quatro vezes a Taça da Libertadores.