No entanto, quando a torcida esperava a chegada do jogador, o negócio deu para trás e não avançou. O Botafogo foi ao mercado e contratou na época
“Tenho consciência de que é uma difícil negociação para qualquer clube brasileiro, pelos valores envolvidos. Foi uma longa negociação, o clube há muito tempo fazia contato com meu estafe e demonstrava quase uma obsessão em me contratar. Quando desistiram no último instante e deram essa justificativa, eu só posso mesmo acreditar, né? Não é possível que tenham mudado completamente de opinião em pouco tempo”, disse o volante em entrevista ao ge.
Segundo o jogador, o desfecho negativo também o pegou de surpresa. Ele contou que já estava com tudo pronto para chegar ao Rio de Janeiro e se apresentar ao novo clube.
“Já tinha feito a mudança e (estava) me recondicionando fisicamente para estar 100% quando fosse me apresentar. A reação na hora foi de muita surpresa, porque o Botafogo tentava minha contratação há alguns anos. Quando finalmente conseguiram e estava tudo assinado, desistiram no último momento”, lamentou.
Na época, em nota oficial, o clube carioca confirmou que, por “questões geopolíticas” e o fato de os proprietários do Zenit estarem incluídos na lista de sanções internacionais, a lei dos Estados Unidos impedia a transação, levando ao cancelamento do acordo que já estava fechado com o jogador.