O
Segundo o comunicado emitido pelo site oficial do Botafogo, os mandatários do Zenit foram incluídos em lista de sanções internacionais. Assim, pela lei dos Estados Unidos, os russos estão impedidos de realizar qualquer tipo de negociação com o clube brasileiro.
Tal situação se dá pois John Textor, acionista majoritário da SAF botafoguense, é cidadão norte-americano. O Glorioso agradeceu ao Zenit e também a Wendel pelo profissionalismo durante as negociações. A chegada do volante era uma das principais ‘armas’ da equipe para a disputa do Mundial de Clubes da Fifa, nos Estados Unidos.
O acordo entre as partes havia sido anunciado em janeiro deste ano, e a previsão era de que Wendel se apresentasse ao Botafogo em junho, durante a próxima janela de transferências antes do Mundial de Clubes. O contrato era válido até junho de 2029. O jogador, inclusive, já estava no Rio de Janeiro equanto finalizava o tratamento de uma lesão muscular sofrida no início de maio.
O Botafogo no Mundial de Clubes
Campeão da Libertadores em 2024, o
O Rubro-Negro está no Grupo B, ao lado de Atlético de Madrid, da Espanha, Paris Saint-Germain, da França, e Seattle Sounder, dos Estados Unidos.