Participe do canal e receba as notícias do Botafogo no WhatsApp

Davide Ancelotti explica plano de jogo do Botafogo e faz elogios ao Cruzeiro

Técnico valoriza entrega do Glorioso para buscar empate no Mineirão, nesta quinta (4)

Davide Ancelotti, técnico do Botafogo, após a partida contra o Cruzeiro

O Botafogo saiu atrás do placar, mas buscou o empate em 2 a 2 com o Cruzeiro, nesta quinta (4), pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Após a partida no Mineirão, Davide Ancelotti explicou o plano de jogo do Glorioso e fez elogios ao adversário mineiro.

“Não é fácil enfrentar o Cruzeiro, um time muito organizado defensivamente. Procuramos competir, mostramos que temos caráter, compromisso, mesmo com muitos desfalques, o time competiu até o fim. Temos um jogo que temos que ganhar. Temos que fazer tudo que está em nossas mãos para ficar em quinto lugar. Vamos precisar da nossa torcida, em nosso estádio, pois será um jogo difícil. É um time que joga pela sobrevivência, será um jogo vital para os dois times”, iniciou o treinador do Botafogo.

Os 12 desfalques - veja aqui - foram citados por Davide Ancelotti, que optou por uma formação inicial mais conservadora, com Cuiabano atuando no meio de campo. Na etapa final, o italiano mexeu na equipe com a entrada de Montoro.

“O plano de jogo era tirar os espaços nas costas, o Cruzeiro é um time muito perigoso nisso. Jogamos uma primeira etapa mais conservadora. No gol, foram detalhes. É um time que machuca com muito pouco. O plano de jogo era esse: começar mais conservador e ser mais agressivo com a entrada de Montoro, que ainda não teve sequência, não treinou nos últimos dias. É um jogador muito importante, entrou e o time melhorou”, seguiu.

“Foi difícil começar a segunda etapa com um gol deles. Modificamos a estrutura, fomos mais ofensivos, e a determinação dos jogadores foi fundamental”, concluiu Davide Ancelotti.

Com o resultado, o Botafogo chegou aos 60 pontos e está na sétima posição. Na última rodada, o Glorioso brigará por uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores, mas, além de vencer o Fortaleza, precisa de um empate entre Fluminense e Bahia. Saiba mais abaixo.

Confira, abaixo, mais respostas de Davide Ancelotti, técnico do Botafogo:

Recado à torcida do Botafogo
“O time está competindo. Foi um ano difícil, com muitos problemas e decepções para toda família Botafogo, mas o time compete e vai competir até o último segundo. Temos uma boa base para competir bem no próximo ano.”

Montoro titular contra o Fortaleza?
“Sim (é uma opção), não treinou depois do último jogo por conta de um problema, mas é uma opção para o próximo jogo. Um jogo diferente, contra um rival diferente. Temos a volta de Santi (Rodríguez) também. Vamos avaliar, mas são opções.”

Retorno de atletas lesionados
“Vamos avaliar amanhã e brigar para os jogadores que podem nos ajudar estarem à disposição. Não tenho uma resposta agora, mas vamos procurar.”

Jogo contra o Fortaleza
“Um jogo fundamental, que temos que vencer como eles. É um time vertical, que está jogando bem e com confiança, mas o Botafogo também. Sabemos fazer grandes jogo e casa e esperamos encerrar bem a temporada.”

O que o Botafogo precisa na última rodada

Com o encerramento da 37ª rodada, as quatro primeiro posições já estão definidas: Flamengo (1º), Palmeiras (2º), Cruzeiro (3º) e Mirassol (4º). Assim, o quinto lugar - que garante a classificação para a fase de grupos - está em disputa entre Fluminense, com 61 pontos, Bahia, com 60 pontos e 17 vitórias, e Botafogo, com 60 pontos e 16 vitórias.

Para garantir o quinto lugar, o Botafogo precisa da seguinte combinação:

  • Botafogo x Fortaleza: vitória no Nilton Santos
  • Fluminense x Bahia: empate no Maracanã

Com estes resultados, o Glorioso chega aos 63 pontos, enquanto o Fluminense ficará com 62, seguido pelo Bahia, com 61. É a única combinação que garante a quinta posição ao time de Davide Ancelotti. Confira a tabela e a classificação completa do Brasileirão!

Invicto há nove rodadas, o Fortaleza deixou o Z4, mas ainda corre risco de rebaixamento. O time tem 43 pontos e está na 16ª posição.

Leia também

Copa do Brasil pode abrir nova vaga

Após o fim do Brasileirão, as semifinais e finais da Copa do Brasil serão disputadas. Os confrontos são: Fluminense x Vasco e Corinthians x Cruzeiro. A depender do campeão, uma nova vaga direta para a fase de grupos da Libertadores será aberta via Brasileirão.

São os casos de Cruzeiro - que já está garantido na terceira posição - e o Fluminense - que pode terminar em quinto. Se forem campeões, podem “beneficiar” o Botafogo.

Neste caso, a sexta posição serviria ao Alvinegro, que garante esta colocação na Série A de 2025 caso vença o Fortaleza na última rodada do Brasileirão. A bola rola às 16h (de Brasília) no domingo (7) no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Veja todos jogos!

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.

Ouvindo...