Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Botafogo no WhatsApp

Davide Ancelotti é apresentado e destaca ambição como técnico do Botafogo: ‘100% no clube’

O italiano, que terá a primeira experiência como treinador de uma equipe profissional, foi apresentado por John Textor no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro

John Textor e Davide Ancelotti, novo técnico do Botafogo

Dias após estrear no comando do Botafogo com vitória sobre o Vasco, Davide Ancelotti foi oficialmente apresentado como técnico do Glorioso nesta segunda-feira (14), no Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Ao lado de John Textor, proprietário da SAF alvinegra, o jovem italiano falou sobre o desafio de iniciar sua carreira como treinador.

Aos 35 anos, Davide Ancelotti dirigirá uma equipe profissional pela primeira vez. Desde 2012,, o técnico fez parte da comissão técnica de Carlo Ancelotti, seu pai e treinador da Seleção Brasileira.

“Estou muito feliz de ser filho de Carlo (Ancelotti), mas agora começa minha trajetória. Sei que tenho que demonstrar, trabalhar duro, mas estou aqui hoje pelo meu trabalho e acredito que tenho que demonstrar, com resultados e trabalho. Minha trajetória começou no último jogo. Vou passo a passo, com calma e muita ambição”, afirmou Davide Ancelotti.

O novo técnico reforçou que estará 100% concentrado no Botafogo e não fará parte da comissão técnica da Seleção em 2025, deixando em aberta a sua participação na Copa do Mundo de 2026.

“Eu sou treinador do Botafogo. Minha concentração e entrega é para o clube. Estou comprometido com o clube agora, até o final da temporada, vou estar 100% no Botafogo. Minha cabeça está com o clube. Não penso em outra coisa. Na Copa do Mundo, vamos ver o que vai acontecer. Agora, estou feliz em ser o treinador do Botafogo”, disse.

Anunciado na última terça (6), Davide Ancelotti não foi regularizado a tempo de ser o treinador na vitória sobre o Vasco. Cláudio Caçapa ficou na área técnica, enquanto o italiano foi inscrito na súmula como auxiliar de preparador de goleiros.

A estreia deve ser contra o Vitória, nesta quarta (16), pela 14ª rodada da Série A do Brasileirão. O Glorioso também está nas oitavas de final da Libertadores e da Copa do Brasil. Confira, abaixo, os próximos jogos do Botafogo.

  • 16/7 - Botafogo x Vitória, no Nilton Santos (Brasileirão)
  • 20/7 - Sport x Botafogo, na Ilha do Retiro (Brasileirão)
  • 23/7 - Grêmio x Botafogo, na Arena do Grêmio (Brasileirão)
  • 26/7 - Botafogo x Corinthians, no Nilton Santos (Brasileirão)
  • 29/7 - Botafogo x Bragantino, no Nilton Santos (Copa do Brasil)
Confira, abaixo, mais respostas de Davide Ancelotti, técnico do Botafogo:

Proposta e conhecimento do elenco do Botafogo
“Quando falei com o presidente, não pensei muito, foi muito rápido. A ambição, a grandeza do clube, a competitividade, a vontade de ganhar é a mesma que tenho. Alinhados. Temos um elenco que vou conhecer nesses dias, e nisso vai estar minha concentração. Conhecer bem o elenco, preparar da melhor maneira possível os jogos.”

O que Davide traz do trabalho de Carlo Ancelotti
“Com meu pai, aprendi que as pessoas são muito importantes. Em primeiro lugar, são as pessoas, os jogadores. A relação pessoal é mais importante, isso é o que meu pai ensinou de mais importante.”

Calendário do futebol brasileiro
“A tendência do futebol no mundo inteiro é assim, Minha experiência, foram mais de 70 partidas com o Real Madrid. Não vai ser um problema, mas é um problema geral pois a qualidade do jogo cai. Na última Copa do Mundo de Clubes, as equipes europeias chegaram cansadas, a qualidade não foi sempre a melhor, na minha opinião.”

Ser o técnico mais jovem da Série A do Brasileirão
“Sou jovem, mas tenho muitos anos no futebol. Cheguei semana passada, os profissionais me ajudam muito, gostei muito da ajuda da comissão para ter as informações sobre as equipes, são muito boas. Então, ser jovem tem uma coisa positiva. Vou cometer erros, mas todos estão crescendo com o clube e eu, como treinador, quero crescer ao lado do Botafogo também.”

Aprendizado da língua portuguesa
“Falo português porque tenho capacidade de aprender rápido, já falei com jogadores, muitos falam espanhol. Acredito que tenho que fazer isso por respeito ao clube, ao torcedor, profissionais, jogadores, por isso me esforço muito para aprender. Quando cheguei na Seleção, não falava uma palavra.”

Primeiro contato e início de trabalho
“Muito grato à diretoria, à presidência, pela confiança. pelo esforço de ter nos acompanhado em Brasília. Foi muito importante. Uma semana intensa, de muito trabalho, de muita emoção, contente de conhecer a diretoria, comissão, os profissionais, jogadores, tudo foi muito bonito. O jogo também. Muita felicidade.”

Escolha pelo Botafogo
“A ambição que ouvi das palavras do presidente, a possibilidade de fazer parte da família do Botafogo, um clube de muita história e tradição. Foi muito fácil. Agradecido pelos clubes interessados, houve negociações, mas quando o presidente chamou não tive nenhuma dúvida. Estou muito feliz de estar aqui hoje.”

Objetivo do Botafogo na temporada
“O Botafogo tem exigência muito grande pela história, pela qualidade dos jogadores, eu sei que tem exigência, mas não houve conversa de ganhar títulos. Temos que jogar e representar os valores do clube, um futebol de coragem e atrevido. Vou trabalhar duro para conseguir isso, sabendo que os resultados são importantes. Temos que trabalhar duro e conquistar resultados.”

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.