Belo Horizonte
Itatiaia

Em situações distintas, Sport e Ceará se reencontram pela 5ª vez no ano

Leão visita o Vozão nesta sexta-feira (27), no Castelão, em Fortaleza, em jogo válido pela 34ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro 

Por e 
Sport e Ceará fazem quinto duelo da temporada
Sport e Ceará fazem quinto duelo da temporada • Rafael Bandeira/SCR

Pela quinta vez, Ceará e Sport estarão frente a frente nesta temporada. Adversários na final da Copa do Nordeste, competição vencida pelo Vozão, as equipes nordestinas voltam a se encontrar num cenário em que vivem situações distintas. O Leão, na luta pelo acesso; o Vozão, em um fim de ano melancólico. O reencontro está marcado para esta sexta-feira (27), às 19h (de Brasília), no Castelão, em Fortaleza, em jogo válido pela 34ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Vice-líder da competição, com 59 pontos, o Sport chega embalado por oito jogos de invencibilidade. Na última rodada, venceu a Chapecoense, de virada, e quer a todo custo quebrar um jejum histórico em Fortaleza para dar mais um passo importante rumo ao retorno à Série A. O Leão não vence o Vozão há quase 20 anos em partidas na capital cearense.

Neste ano, por exemplo, o Sport perdeu os dois primeiros confrontos, no Presidente Vargas e no Castelão, respectivamente, ambos pela Copa do Nordeste. Venceu os dois últimos na Ilhado Retiro. Presente nos quatro jogos, o meia Jorginho reconheceu a força do adversário em casa, mas destacou que o Leão está pronto para encerrar o tabu.

"Este ano não ganhamos nenhuma vez lá. Mas tabu está para ser quebrado. Espero que possamos quebrar esse tabu, sabemos da nossa qualidade, e temos tudo para conquistar um bom resultado. Treinamos bem esta semana, o que o professor pediu a gente fez, então espero colocar em campo para a gente conseguir um grande resultado, que é a vitória", disse Jorginho.

Para a partida, além da volta de Jorginho, que cumpriu suspensão na última rodada, o técnico Enderson Moreira precisará mexer na equipe em duas posições. O lateral-esquerdo Felipinho está suspenso e o zagueiro Sabino, com uma entorse no tornozelo, dificilmente terá condições de jogo.

Os quatro jogos anteriores entre Ceará x Sport em 2024:

  • Ceará 3 x 2 Sport - Copa do Nordeste

  • Ceará 2 x 1 Sport - Copa do Nordeste

  • Sport 1 x 0 Ceará - Copa do Nordeste (final)

  • Sport 2 x 0 Ceará - Série B

O Ceará tem quarto técnico diferente

O Vozão chega para enfrentar o Sport amargando uma sequência de seis jogos sem vencer na Série B. Sem chances de chegar à Série A ou de cair de divisão, o Alvinegro tem uma reta final de competição protocolar.

Para o quinto confronto com o Leão, o Ceará terá o quarto técnico diferente. Antes, enfrentaram o Sport: Gustavo Morínigo, Eduardo Barroca e Guto Ferreira. Agora será a vez de Vagner Mancini. O treinador, inclusive, tem problemas para escalar a equipe.

O atacante Janderson e com o zagueiro David Ricardo estão suspensos. Chrystian Barletta, machucado. Em contrapartida, o atacante Erick volta a ficar à disposição.

Ceará x Sport

Ceará

Richard; Lucas Ribeiro, Luiz Otávio, Jonathan e Danilo Barcelos; Léo Santos, Castilho e Jean Carlos; Erick, Nicolas e Saulo Mineiro (Erick Pulga). Técnico: Vagner Mancini.

Sport

Denis; Ewerthon, Chico, Rafael Thyere e Rosales (Nathan); Fabinho (Felipe), Fábio Matheus e Jorginho; Edison Negueba, Alan Ruiz e Diego Souza. Técnico: Enderson Moreira.

Motivo: 34ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Data e horário: 27 de outubro de 2023 (sexta-feira), às 19h (de Brasília).
Local: Castelão, em Fortaleza.
Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz (RJ).
Auxiliares: Luiz Cláudio Regazone e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (ambos do RJ).
Árbitro de vídeo: Rodrigo Nunes de Sá (VAR-FIFA-RJ)

Por

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.

Por

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais