Com uma escalação alternativa, o
Apesar do revés, a Raposa segue na liderança do Grupo C, ainda com seis pontos. A Pantera tem sete e é vice-líder do Grupo A.
O Cruzeiro volta a jogar no domingo (25), às 18h (de Brasília), em clássico contra o Atlético, na Arena MRV. No mesmo dia, às 20h (de Brasília), o Democrata-GV visita o Tombense no Almeidão, em Tombos.
Estreia do novo uniforme
O novo uniforme titular do Cruzeiro para 2026 foi estreado pelos atletas na partida após o lançamento pela manhã.
O kit é predominantemente azul e faz referência ao fardamento utilizado na histórica conquista da Copa Libertadores de 1976.
Gerson é novidade
Maior contratação da história do futebol brasileiro, Gerson estreou pelo Cruzeiro diante do Democrata-GV. Com as mudanças realizadas por Tite, o Coringa foi acionado entre os titulares e comandou o meio-campo celeste.
Tite preserva titulares
Como era esperado, Tite preservou titulares diante do Democrata-GV. Apenas Cássio e Jonathan Jesus, que iniciaram no último jogo, foram acionados desde o começo. Wanderson, William, Lucas Romero e Lucas Silva sequer foram relacionados.
A escalação celeste foi a seguinte: Cássio; Fagner, João Marcelo, Jonathan Jesus, Kauã Prates; Ryan Guilherme, Gerson, Japa; Arroyo, Kaique Kenji e Chico da Costa.
Cruzeiro domina no primeiro tempo, mas não faz
O primeiro tempo foi um verdadeiro ataque contra defesa. Mesmo com o time reserva, o Cruzeiro dominou o Democrata-GV e criou muitas chances de gols, principalmente com kaique Kenji e Keny Arroyo pelos lados do campo.
A Raposa, contudo, esbarrou na falta de capricho nas finalizações e na boa atuação da defesa valadarenses para fazer o primeiro.
Cássio deixa o jogo
De forma surpreendente, Cássio foi substituído por Tite no intervalo. O veterano deu lugar ao jovem Otávio, que foi titular nos dois primeiros jogos.
Tropa de elite acionada
Aos 11 minutos do segundo tempo, Tite acionou alguns de seus principais jogadores para mudar o placar. Christian e Matheus Pereira entraram nas vagas de Ryan Guilherme e Kenji, respectivamente.
Cruzeiro vacila, Democrata-GV não perdoa
Quem não faz, leva. O maior clichê do futebol foi aplicado pelo Democrata-GV aos 15 minutos do segundo tempo no Mineirão.
Após chutão, a defesa celeste não afastou o perigo. Fagner, de cabeça, recuou errado e viu Bryan tocar para as redes na saída de Otávio.
Outra novidade: Néiser Villarreal
A partida também marcou a estreia de Néiser Villarreal pelo Cruzeiro. Recuperado de lesão, o colombiano foi acionado na vaga de Gerson aos 27 do segundo tempo.
Nada muda!
O Democrata-GV se segurou como pôde e garantiu a vitória sobre o Cruzeiro mesmo diante de uma grande pressão no Mineirão. 1 a 0 para a Pantera!
Cruzeiro 0 x 1 Democrata-GV
Cruzeiro
Cássio (Otávio); Fagner, João Marcelo, Jonathan Jesus, Kauã Prates; Ryan Guilherme (Christian), Gerson (Néiser), Japa; Arroyo, Kaique Kenji (Matheus Pereira) e Chico da Costa (Kaio Jorge). Técnico: Tite.
Democrata-GV
Thulio; Lucas, Rafael Klein, Henrique, Luiz Henrique da Silva, Bryan, Leo Dourado, Bernardo Augusto, Bismarck, Dudu Pedrotti e Marcelinho (Tonhão). Técnico: Waldimir Araújo.
Motivo: quarta rodada do Campeonato Mineiro
Data e horário: 22 de janeiro, às 18h30 (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Ronei Cândido Alves
Assistentes: Magno Arantes Lira e Weyder Marques Borges
VAR: Leonardo Rotondo Pinto
Gols: Bryan (Democrata-GV)
Cartões amarelos: Japa (Cruzeiro); Bismarck (Democrata-GV)
Cartão vermelho:
Público: 20.285
Renda: R$ 495.285,00