Belo Horizonte
Itatiaia

Flamengo vence, assume liderança do Carioca e complica o Botafogo

Léo Ortiz marca o único gol do clássico desta quarta (12), no Maracanã, em jogo da sétima rodada da Taça Guanabara

Por
Flamengo x Botafogo: Léo Ortiz vibra com gol marcado no clássico pelo Campeonato Carioca • Gilvan de Souza/Flamengo

O Flamengo venceu o Botafogo nesta quarta (12), por 1 a 0, e encaminhou sua classificação para as semifinais do Campeonato Carioca. Em jogo atrasado da sétima rodada da Taça Guanabara, o time de Filipe Luís contou com um gol de Léo Ortiz, na etapa final, para bater o rival pela segunda vez em 2025. Há 10 dias, conquistou a Supercopa do Brasil em cima do Alvinegro.

Com 17 pontos, o Rubro-Negro é o líder da Taça Guanabara, superando o Volta Redonda no saldo de gols. O Botafogo, com 12, caiu para o sexto lugar, fora da zona de classificação.

As próximas rodadas

Pela penúltima rodada da Taça Guanabara, os times voltam a campo no sábado (15). Às 19h, o Botafogo enfrenta o Boavista em Bacaxá. Às 21h45, o Flamengo encara o Vasco no Maracanã.

Juninho perde gol e sai

Antes do primeiro minuto, o Flamengo aproveitou a desatenção do Botafogo e criou a primeira grande chance do jogo. O ótimo passe de Luiz Araújo deixou Juninho cara a cara com John.

O camisa 23 do Flamengo teve tempo para ajeitar o corpo, mas a finalização parou em defesa de John. Foi o principal lance do atacante, substituído aos 10 minutos com dores na coxa esquerda.


De La Cruz, do Flamengo, se desdobra na marcação de Savarino, do Botafogo

Primeiro tempo sem gols

Com Bruno Henrique reforçando o ataque, o time de Filipe Luís foi mais presente no ataque. Aos 23, o chute do camisa 27 foi desviado pela defesa e saiu com perigo à meta alvinegra.

O Botafogo teve problemas para sair jogando diante da marcação alta do Flamengo. De todo modo, não foi mais ameaçado. Por outro lado, acertou o primeiro chute apenas aos 46 minutos.

Após escanteio, Alex Telles finalizou de fora da área para defesa de Matheus Cunha. Antes do intervalo, o Botafogo pediu a expulsão em lance que De La Cruz atingiu o rosto de Matheus Martins.

Léo Ortiz abre o placar!

Na volta do intervalo, a bola parada fez a diferença a favor do Flamengo. Em cobrança de Arrascaeta, Danilo colocou a bola na área e Léo Ortiz completou para a rede: 1 a 0 para o Flamengo!

Danilo e Varela salvam o Flamengo

Poucos minutos depois, o Botafogo teve a sua melhor chance do jogo. Ao cortar cruzamento, Matheus Cunha trombou com defensor do Flamengo, e a bola ficou com Alex Telles.

O lateral-esquerdo invadiu a área e finalizou forte, mas Danilo, de carrinho, cortou para escanteio. Foi uma das várias intervenções importantes do novo camisa 13 rubro-negro.

Aos 28, foi a vez de Varela impedir o empate do Glorioso. Em erro de Léo Ortiz, Cuibano foi à linha de fundo e cruzou para Igor Jesus, que cabeceou bem, mas o uruguaio cortou em cima da linha!

Nos minutos finais, o Flamengo administrou a vantagem ser ser pressionado. Sem aproveitar as chances de contra-atacar, o time de Filipe Luís celebrou a vitória com o apito final no Maracanã..

Confusão generalizada!

Ao término do jogo, uma grande confusão entre os times tomou conta do gramado. Os jogadores trocaram socos e empurrões e houve muita correria até os ânimos serem controlados. Cleiton e Gerson, do Flamengo, e Barboza, do Botafogo, foram expulsos.

Flamengo 1x0 Botafogo

Flamengo

Rossi; Varela, Léo Ortiz, Danilo, Varela; Allan (Evertton Araújo), De La Cruz (Gerson) e Arrascaeta (Michael); Luiz Araújo, Everton Cebolinha (Erick Pulgar) e Juninho (Bruno Henrique) - Técnico: Filipe Luís.

Botafogo

John; Vitinho (Ponte), Danilo Barbosa, Barboza e Alex Telles (Cuiabano); Gregore (Patrick de Paula), Marlon Freitas e Allan (Newton); Savarino, Matheus Martins (Lobato) e Igor Jesus - Técnico: Carlos Leiria.

Gols: Léo Ortiz (10'/2ºT), do Flamengo

Cartão amarelo: Luiz Araújo, De La Cruz, Allan e Bruno Henrique (FLA); Gregore, Marlon Freitas e Barboza (BOT)

Cartões vermelhos: Cleiton e Gerson (FLA); Barboza (BOT).

Renda e público: R$ 1.750.632,50 / 30.876 pagantes / 33.465 presentes

Motivo: Jogo da sétima rodada da Taça Guanabara (Campeonato Carioca)

Data e hora: 12 de fevereiro de 2025, às 21h30 (de Brasília)

Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Bruno Mota Correia

Assistentes: Thiago Rosa de Oliveira Espósito e Hugo Filemon Soares Pinto

Árbitro de vídeo: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho

Por

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais