Ouvindo...

Fora de casa, América vira no fim sobre a Ferroviária e respira de vez na Série B

Equipes se enfrentaram pela 30ª rodada da Segunda Divisão do futebol brasileiro

Jogadores do América comemoram gol na vitória por 3 a 1 sobre a Ferroviária na Série B 2025

O América deu um passo importante na briga para se afastar da zona de rebaixamento na Série B do Campeonato Brasileiro. Neste sábado (4), após começar em desvantagem, o time do técnico Alberto Valentim buscou a virada nos acréscimos e venceu por 3 a 1 a Ferroviária-SP fora de casa, na Fonte Luminosa, pela 30ª rodada.

Com a vitória, o América ultrapassou justamente a Ferroviária e vai para a 14ª posição, com 36 pontos em 30 partidas. A AFE agora é a 15ª colocada, também com 36 pontos, mas com menos triunfos. O primeiro time do Z4 é o Volta Redonda, em 17º, com 31. O Athletic é o 16º, com 33.

O América voltará a campo na quarta-feira (8), às 21h30 (de Brasília). O adversário será o Vila Nova-GO, no Independência, em Belo Horizonte, pela 31ª rodada da Segunda Divisão.

Pelo mesmo motivo, mas no dia seguinte às 19h, a Ferroviária vai receber a Chapecoense, novamente na Fonte Luminosa.

O jogo

A Ferroviária abriu o marcador aos 16 minutos do primeiro tempo, com o meia-atacante Fabrício Daniel, ao completar com bom chute após bola tirada da zaga americana.

Já aos 30, o Coelho empatou em jogada de laterais. Pela esquerda, Paulinho cruzou bola na área, e Maguinho, na esquina direita da área, acertou belo cabeceio que encobriu o goleiro Dênis Júnior.

Antes, o meia boliviano Miguelito chegou a marcar, mas o atacante Willian estava impedido e “tirou” o gol. A Ferroviária também acertou a trave, com o atacante Carlão, antes do empate do time americano.

No segundo tempo, a partida foi equilibrada, com bons momentos do América mais próximo ao fim da partida. E a boa postura no final funcionou, com resultado nos acréscimos.

O meia argentino Titi Ortíz cobrou escanteio aos 46 do segundo tempo, para o zagueiro Lucão completar na pequena área. Já aos 51, o América teve um pênalti sofrido pelo atacante Fabinho. Ele converteu a penalidade e deu números finais ao confronto: 3 a 1 para o Coelho, que respirou de vez na Série B.

Leia também

Ferroviária-SP 1 x 3 América

Ferroviária-SP

Dênis Júnior; Lucas Rodrigues, Ronaldo Alves, Gustavo Medina e Zé Mário (Edson Lucas); Tárik, Alencar (Thiago Lopes), Netinho e Fabrício Daniel; Juninho (Vitor Barreto) e Carlão. Técnico: Claudinei Oliveira

América

Gustavo; Maguinho, Ricardo Silva, Lucão, Emerson e Paulinho; Felipe Amaral, Kauã Diniz, Yago Souza (Titi Ortíz) e Miguelito (Fabinho); Willian (Arthur Sousa). Técnico: Alberto Valentim

Gols: Fabrício Daniel, aos 16’ do 1ºT (Ferroviária-SP); Maguinho, aos 30’ do 1ºT, Lucão, aos 45’ do 2ºT, e Fabinho, aos 51' do 2ºT (América)

Cartões amarelos: Gustavo Medina, Zé Mário, Edson Lucas, Alencar e Netinho (AFE); Felipe Amaral e Miguelito (AME)

Motivo: 30ª rodada da Série B Campeonato Brasileiro

Data e horário: 4 de outubro de 2025 (sábado), às 20h30 (de Brasília)

Local: Fonte Luminosa, em Araraquara-SP

Público e renda: 2.570 pessoas e R$ 37.430,00

Arbitragem: Wagner do Nascimento Magalhães; Thayse Marques Fonseca e Danilo Oliveira da Silva

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.