O
Situação na tabela
A vitória deixa o Novorizontino consolidado entre os quatro primeiros colocados da Série B. O Tigre do Vale ocupa a terceira posição, com 30 pontos, seis a mais que o Avaí, quarto colocado.
Por sua vez, o América permanece estagnado no meio da tabela. O Coelho é o 12º colocado, com 20 pontos.
Próximos jogos
Na próxima rodada da Série B, o América enfrenta a Chapecoense, no próximo domingo (20), às 18h30 (de Brasília), no Independência. O Novorizontino visita o Remo, na quinta-feira (17), às 21h35 (de Brasília), no Mangueirão.
O jogo
O primeiro tempo de Novorizontino e América foi agitado. Foram necessários apenas seis minutos para a primeira grande chance do duelo, criada pelo Coelho. Cauan Barros carimbou o travessão do goleiro Airton, em belo chute de fora da área.
Os donos da casa rapidamente responderam. Aos 13, após cruzamento de Bruno José, Robson subiu mais que a marcação e testou firme para fora. Quatro minutos depois, em bola parada, Jean Hirmer cobrou falta perigosa mas parou na defesa de Matheus Mendes.
Quando o Novorizontino começava a controlar as ações, o América encontrou seu gol, novamente com Cauan Barros. Aos 34 minutos, Miguelito cobrou falta com precisão e o volante cabeceou sem chances para o goleiro Airton. O gol foi checado pelo VAR por possível impedimento e confirmado minutos depois.
Praticamente no lance seguinte, o América teve a oportunidade de ampliar com William Bigode. O atacante invadiu a área, chutou forte e obrigou o arqueiro do time paulista a trabalhar mais uma vez.
Ainda deu tempo dos mandantes reagirem na partida, aos 44 minutos. O lateral Fábio Matheus fez bela inversão e encontrou Bruno José, que foi derrubado por Paulinho. Pênalti para o Aurinegro, que foi convertido por Matheus Frizzo.
Segunda etapa
Na metade final do confronto, o América cresceu e se viu muito próximo do gol em várias oportunidades. Logo no primeiro minuto, o Coelho novamente acertou o travessão de Airton, em cabeçada de Stênio. O camisa 1 ainda conseguiu espalmar antes de a bola bater no poste.
Aos 15 minutos, o América talvez tenha construído sua chance mais clara na partida. Após belo passe de Miguelito, Stênio cavou na saída de Airton. A bola sobrou limpa para Willian Bigode, que praticamente sem goleiro, chutou para fora de perna esquerda.
O bom momento do Alviverde no confronto, porém, foi por água abaixo com o gol marcado pelo Novorizontino, aos 26 minutos. Pablo Dyego aproveitou o chute cruzado de Robson para empurrar para as redes. O lance inicialmente foi anulado pelo assistente, mas após três minutos, o gol foi confirmado.
Com o tento sofrido, o América perdeu o ímpeto inicial e encontrou muita dificuldade para reagir. Pelo contrário: ainda deu tempo do Novorizontino anotar mais um. Após cobrança de escanteio, a zaga americana não conseguiu cortar, e o zagueiro César Martins escorou para o fundo das redes, selando o placar final.
Novorizontino x América
Novorizontino
Airton, Rodrigo Soares, César Martins, Dantas e Fábio Matheus; Jean Irmer, Marlon (Mayk, aos 9' do 2ºT), Matheus Frizzo (Luís Oyama, aos 52' do 2ºT), Léo Natel (Pablo Dyego, aos 8' do 2ºT), Bruno José (Airton Moisés, aos 17' do 2ºT) e Robson (William Farias, aos 52' do 2ºT).
América
Matheus Mendes, Júlio, Ricardo Silva, Lucão, Mariano (Jhosefer, aos 33' do 2ºT) e Marlon; Barros (Elisari, aos 34' do 2ºT), Miqueias (Breno, aos 41' do 2ºT), Miguelito (Felipe Amaral, aos 41' do 2ºT), William Bigode e Stênio (Figueiredo, aos 18' do 2ºT).
Motivo: 16ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data e horário: Sábado, 12 de julho, às 16h (de Brasília)
Local: Estádio Jorgão, em Novo Horizonte
Árbitro: Lucas Casagrande (PR)
Assistentes: Roberto Rivelino dos Santos Junior (PR) e Weber Felipe Silva (PR)
VAR: Heber Roberto Lopes (SC)