Ouvindo...

São Paulo vence Fluminense e consolida boa fase no Brasileiro

Tricolor Paulista teve grande atuação diante da equipe de Renato Gaúcho neste domingo (27)

Arboleda anotou o primeiro gol do triunfo são-paulino

O São Paulo venceu o Fluminense por 3 a 1 na tarde deste domingo (27), no Morumbis, em São Paulo, pela 17ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Essa foi a terceira vitória seguida do Tricolor Paulista de Hernán Crespo, que consolidou sua boa fase no torneio nacional.

Os mandantes não encontraram grandes problemas para construir o resultado positivo. Contra um Fluminense de muitas mudanças na escalação, o São Paulo marcou seus gols com Arboleda, no primeiro tempo, e Ferreira e Tapia, na etapa final. Os visitantes chegaram a descontar com Samuel Xavier, mas não conseguiram buscar a igualdade.

Ainda no primeiro tempo, Luciano chegou a desperdiçar um pênalti, parando em defesa do goleiro Fábio. A equipe local também teve um gol anulado, na segunda etapa, por toque de mão do camisa 10.

Em alta na temporada, o São Paulo chegou à terceira vitória seguida no Brasileirão. Com o técnico Hernán Crespo, são três triunfos, um empate e uma derrota. Entre todos os resultados positivos, em dois a defesa não foi vazada.

Do outro lado, a crise se intensifica. O Flu chegou à quarta derrota seguida na competição e ainda busca se reencontrar após a participação no Mundial de Clubes.

Com o resultado positivo, São Paulo subiu para a oitava posição, com 22 pontos conquistados, três a menos em relação ao G6. O Fluminense, por sua vez, caiu para a 11ª colocação, com 20 unidades.

O São Paulo volta a campo nesta quinta-feira (31), para enfrentar o Athletico-PR, pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil, novamente no Morumbis. Pelo Brasileiro, o Tricolor Paulista visita o Internacional no próximo domingo (3).

Já o Fluminense encara o Internacional nesta quarta-feira (30), no Beira-Rio, pela Copa, e recebe o Grêmio no sábado (2), pelo Brasileirão.

São Paulo dominante

A equipe paulista controlou as principais ações da primeira etapa e foi quem mais buscou o campo de ataque. Aos 16 minutos, Luciano encontrou espaço por dentro e finalizou, de fora da área, para defesa de Fábio. Pouco tempo depois, foi a vez de Ferreira arriscar um chute de média distância, mas a bola ganhou altura e saiu por cima.

O Tricolor Paulista foi coroado aos 24 minutos, com o gol de Arboleda. O defensor equatoriano recebeu cruzamento na medida de Luciano, com o pé direito, e cabeceou sem chances para o goleiro Fábio, levando o Morumbis à loucura.

Fluminense pouco inspirado

A primeira chance de gol do time de Renato Gaúcho veio aos 37 minutos, com cabeceio de Manoel, sem marcação. O defensor, no entanto, não conseguiu direcionar o arremate.

O Tricolor Carioca até buscava construir jogadas em alguns momentos, mas não foi feliz ao tentar conectar o ataque, que acabou facilmente neutralizado pela defesa adversária.

Fábio brilha

Aos 41 minutos, São Paulo teve uma grande chance para ampliar. O árbitro Davi De Oliveira Lacerda entendeu que Martinelli, do Fluminense, desviou uma finalização de Bobadilla com o braço, dentro da área. Pênalti assinalado.

Aclamado pela torcida, Luciano foi para a bola, mas parou em defesa de Fábio. O experiente goleiro acertou o canto e frustrou os são-paulinos presentes no Morumbis.

Gol anulado

Logo aos quatro minutos do segundo tempo, o São Paulo teve um gol anulado. Bobadilla finalizou da entrada da área e, após a bola desviar no braço de Luciano, foi para o fundo das redes. Após revisão no VAR, Davi De Oliveira Lacerda anulou a jogada.

Dessa vez, valeu

Para o segundo tempo, Renato Gaúcho promoveu quatro mudanças, buscando dar um novo ânimo ao Fluminense. O time até tentou se impor mais ofensivamente, mas seguiu exposto na defesa.

Cerca de 10 minutos depois do gol anulado, o São Paulo foi às redes novamente. Ferreira recebeu cruzamento preciso de Marcos Antônio e, sozinho, concluiu, sem chances para Fábio. O VAR analisou possível impedimento, mas validou a jogada.

Flu desconta

O Fluminense descontou aos 32 minutos, com o lateral-direito Samuel Xavier. O defensor aproveitou o rebote de jogada de cruzamento e, de primeira, finalizou no canto do goleiro Rafael para dar um novo clima ao duelo.

Cenário muda, mas visitantes não assustam

Precisando de apenas um gol, o Fluminense passou a se lançar ao campo de ataque. O São Paulo, que tomou conta de grande parte da partida, se viu acuado com a nova postura dos visitantes.

No entanto, apesar da mudança de comportamentos, o Tricolor Carioca não levou perigo à meta de Rafael. A defesa do São Paulo seguiu levando a melhor nos duelos individuais.

Tapia leva Morumbis à loucura

O último gol do São Paulo foi anotado pelo recém-contratado Gonzalo Tapia. Perto dos acréscimos, o chileno recebeu passe em profundidade de Ferraresi e, frente a frente com Fábio, fuzilou para o fundo das redes, garantindo o triunfo mandante.

São Paulo 3 x 1 Fluminense

São Paulo

Rafael; Ferraresi, Arboleda e Alan Franco (Sabino); Cédric, Bobadilla, Marcos Antônio, Alisson (Rodriguinho) e Enzo Díaz (Wendell); Luciano (Tapia) e Ferreira (André Silva). Técnico: Hernán Crespo.

Fluminense

Fábio; Manoel (Samuel Xavier), Thiago Silva e Freytes; Guga, Bernal, Martinelli (Hércules), Lima (Ganso) e Canobbio (Serna); John Keneddy (Soteldo) e Eve. Técnico: Renato Gaúcho.

  • Motivo: Jogo válido pela 17ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
  • Local: Morumbis, São Paulo
  • Data e hora: 27 de julho (domingo) de 2025, às 16h (de Brasília)
  • Árbitro: Davi De Oliveira Lacerda (ES)
  • Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Douglas Pagung (ES)
  • Arbitro de vídeo: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
  • Público total: 42.628
  • Renda: R$ 2.192.997,00

Gols

  • São Paulo: Arboleda (24min/1ºT), Ferreira (14min/2ºT) e Tapia (45min/2ºT)
  • Fluminense: Samuel Xavier (32min/2ºT)

Cartões amarelos

  • Ferreira, Enzo Díaz e Alan Franco (São Paulo); Martinelli, Lima, Bernal e Freytes (Fluminense)
Leia também

Cartões vermelhos

  • Nenhum
Iúri Medeiros é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Passou pela Gazeta Esportiva, onde estagiou e posteriormente cobriu o dia a dia do Corinthians. Além do noticiário do Timão, participou da cobertura de jogos de Palmeiras, Santos e São Paulo, além de eventos na capital paulista, como a São Silvestre. Na Itatiaia, acompanha Corinthians e Santos.