Juventude x Santos: a análise do VAR sobre pênalti que gerou ‘hat-trick’ de Neymar

Pênalti marcado após revisão no vídeo garantiu o terceiro gol do camisa 10 no triunfo por 3 a 0 sobre o Juventude pelo Brasileirão

Neymar durante cobrança de pênalti no Alfredo Jaconi

O pênalti que originou o terceiro gol de Neymar na vitória do Santos por 3 a 0 sobre o Juventude, nessa quarta-feira (3), no Alfredo Jaconi, foi confirmado após recomendação do VAR. O lance ocorreu no segundo tempo, após disputa na área envolvendo o atacante Lautaro Díaz.

O VAR identificou um possível puxão e orientou a revisão. “Quando der, pare o jogo. Tenho um possível pênalti do outro lado. Eu vou te mostrar um puxão no braço. Tem torção de ombro”, disse o assistente de vídeo ao árbitro de campo, que questionou: “Dentro da área?”. Após a confirmação, a análise prosseguiu com múltiplos ângulos.

A cabine foi comandada por Rodrigo Nunes de Sá, enquanto Wilton Pereira Sampaio conduziu a partida no Alfredo Jaconi.

Impacto do lance

Durante a checagem, Sampaio avaliou o impacto do lance. “É claro o puxão? Tem impacto?”, perguntou. O VAR respondeu: “Vou te mostrar um puxão com torção. Sem disputa. Ele vai só no adversário”.

Depois de observar o lance em velocidade normal, o árbitro marcou o pênalti e advertiu o defensor adversário com cartão amarelo. “Para mim, tem a ação. Ele puxa o adversário. Vou decidir por pênalti e cartão amarelo por segurar”, afirmou.

Neymar converteu a cobrança e completou o hat-trick. Com o resultado, o Santos chegou a 44 pontos e respira na luta contra o rebaixamento, enquanto o Juventude já está matematicamente na Série B. O Peixe fecha sua participação no campeonato no domingo, contra o Cruzeiro, na Vila Belmiro.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports

Ouvindo...