Ouvindo...

Flamengo domina o São Paulo, vence com facilidade e segue na liderança do Brasileiro

Rubro-Negro pressiona a partida durante os 90 minutos e chega à vitória com lindo gol de Luiz Araújo, como em 2024; Wallace Yan fecha a conta

Merecidamente, o Flamengo venceu o São Paulo pelo Brasileiro

Dominante do início ao fim, o Flamengo venceu a retranca do São Paulo com uma pintura do ex-jogador tricolor, Luiz Araújo e um gol do jovem Wallace Yan, na tarde deste sábado (12), no Maracanã, por 2 a 0. Mais do que o triunfo, o resultado manteve o Rubro-Negro na liderança da Série A do Campeonato Brasileiro.

O confronto marcou a estreia do técnico Hernán Crespo no comando do time paulista. A atuação, inclusive, não deixou boa impressão e ele terá muito trabalho pela frente. Enquanto o Fla soma 27 pontos, o São Paulo estaciona nos 12 e chega à quarta derrota consecutiva.

Próximos jogos

Na próxima rodada, o Flamengo visita o Santos, na Vila Belmiro, em Santos, na quarta-feira (16), às 20h (de Brasília). Já o São Paulo volta a atuar longe de casa e encara o Red Bull Bragantino, no mesmo dia, às 21h30 (de Brasília), no Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista.

Primeiro tempo de um time

O que se viu nos primeiros 45 minutos de partida no Maracanã foi um domínio total do Flamengo. O São Paulo, com um esquema muito defensivo, não conseguia trocar mais de três passes e pouco passava do meio de campo.

O que faltou para o Rubro-Negro foi pontaria. Sem um camisa 9 de ofício, o Flamengo rondou muito a área do São Paulo, finalizou mais de dez vezes na primeira etapa, mas ainda deu a bola entrar.

As melhores chances foram em jogadas individuais e de jogador de sistema defensivo. Primeiro foi Léo Ortiz que chutou cruzado, Rafael aceitou, e a bola tocou caprichosamente a trave.

Depois Wesley deu um drible desconcertante dentro da área em Sabino e bateu cruzado para linda defesa de Rafael. O time paulista teve mais sorte do que juízo. Os primeiros minutos de Crespo no comando foram preocupantes.

Do outro lado, o São Paulo teve somente uma finalização, mas que não levou perigo ao gol de Rossi. Empate injusto na primeira etapa.

Imagem forte

Uma imagem chocante marcou uma disputa de bola entre o lateral-esquerdo do Flamengo Ayrton Lucas, e o do São Paulo Enzo Díaz. Em uma dividida aos 10 minutos do segundo tempo, o camisa 6 rubro-negro fez um buraco enorme na canela esquerda.

Prontamente, ele já teve que ser substituído para a entrada de Varela. Coincidentemente, Ayrton começou o duelo no banco e entrou logo no início da primeira etapa no lugar de Alex Sandro, que sentiu dores musculares.

Repeteco de 2024

A lei do ex atacou outra vez entre Flamengo e São Paulo. Revelado na base do time paulista, Luiz Araújo mais uma vez marcou um lindo gol contra o ex-clube. No ano passado, o camisa 7 já tinha acertado um belo chute de fora da área.

Neste ano, o lance se repetiu. Se o Rubro-Negro não chegava pelo meio, o chute de fora da área fo decisivo para sair o primeiro gol do jogo. O camisa 7 recebeu na entrada da área e mandou uma bomba no ângulo de Rafael. Flamengo na frente de forma merecida pelo domínio na partida.

Wallace Yan fecha conta

Que estrela tem o jovem atacante da base do Flamengo. Wallace Yan mais uma vez foi acionado e deixou sua marca. No apagar das luzes, o garoto pegou o rebote de Rafael - após chute de Luiz Araújo - e deu número finais ao duelo. Vitória do Flamengo na volta da Série A do Brasileiro.

Estreia amarga

O primeiro jogo de Hernán Crespo no comando do São Paulo não agradou nenhum torcedor. A equipe jogou totalmente recuada e sequer conseguiu competir com o Flamengo. O técnico optou por uma formação totalmente defensiva e foi presa fácil para os donos da casa. Terá muito trabalho pela frente o argentino.

Flamengo 2x0 São Paulo

Flamengo

Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro (Ayrton Lucas, depois Varela); Allan, Jorginho (De La Cruz), Arrascaeta (Wallace Yan) e Luiz Araújo; Bruno Henrique (Everton Cebolinha) e Plata. Técnico: Filipe Luís.

São Paulo

Rafael; Arboleda, Alan Franco e Sabino; Cédric, Pablo Maia (Bobadilla), Alisson, Marcos Antônio (Ferreira), Oscar e Enzo Díaz; André Silva (Ryan Francisco). Técnico: Hernán Crespo.

Gols: Luiz Araújo (15min 2ºT) e Wallace Yan (50min 2ºT), do Flamengo
Cartão amarelo: Bruno Henrique (FLA); Sabino, Alan Franco (SAO)
Cartão vermelho: Nenhum
Motivo: Jogo válido pela 13ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Data e hora: 12 de julho (sábado) de 2025, às 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Bruno Raphael Pires (GO)
Arbitro de vídeo: Braulio da Silva Machado (SC)

Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.