Veja a análise do VAR em Juventude x Grêmio, pelo Brasileirão
Jogo foi apitado pelo árbitro Raphael Claus e marcado por dois lances que passaram por checagem do árbitro de vídeo

Pela 11ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, nesse domingo (1º), o Grêmio venceu o Juventude, por 2 a 0, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. O jogo foi marcado por dois lances checados pelo VAR.
No primeiro deles, que culminou no primeiro gol do Tricolor, o árbitro Raphael Claus (SP), não marca a penalidade, mas é chamado à cabine para checagem. Ele observa, então, uma falta do goleiro Marcão no zagueiro Walter Kannemann e assinala o pênalti.
"O goleiro, que tem a posse da bola, ele empurra o rosto do adversário", diz o VAR. "Vou sair com o pênalti, falta imprudente, sem cartão", responde Claus, na sequência.
Depois, aos 37 minutos da primeira etapa, Claus assinala penalidade para o Juventude em campo, após contado entre Christian Oliveira e Mandaca. A marcação, no entanto, é anulada, já que o jogador do Papo é flagrado em posição de impedimento.
Veja a análise completa
Jornalista pela PUC Minas, Filipe Sodré é repórter multimídia no portal Itatiaia Esporte. Antes, passou por LANCE! e Esporte News Mundo. Tem experiência na cobertura esportiva diária, além de vídeos e podcasts.



