O
Com o resultado, o Imortal somou os primeiros três pontos na tabela de classificação e vai dormir na 7ª colocação. O Alvinegro permanece com a mesma pontuação, em 5º lugar.
O próximo compromisso do Grêmio será pelo
O Botafogo tem o Vasco como próximo adversário. O clássico válido pelo
Como foi o jogo
Aos 6 minutos do primeiro tempo, Carlos Vinicius deixou Monsalve praticamente na cara do gol, mas o meia foi derrubado por Barboza. Falta muito perigosa para o Grêmio na entrada da área do Botafogo. Tetê desperdiçou a cobrança.
Com 15',
O Tricolor respondeu aos 25' e empatou com Carlos Vinicius. O atacante recebeu cruzamento de Tetê, contou com desvio de Mateo Ponte e empurrou para o fundo da rede de Neto.
O Botafogo, porém, retomou a vantagem no marcador aos 36'. Danilo iniciou uma jogada no meio-campo que parou nos pés de Montoro. Mesmo pressionado pela defesa gremista, o camisa 10 achou o volante, que fez o segundo gol dos comandados de Anselmi.
Virada do Grêmio no segundo tempo
No segundo tempo, o Grêmio empatou novamente com Carlos Vinicius. Aos 5', o atacante recebeu cruzamento de Amuzu e, praticamente sozinho, cabeceou na rede de Neto: 2 a 2.
Logo na sequência, o Tricolor teve um pênalti a favor. Após cobrança de escanteio, a bola bateu no braço de Alex Telles. Carlos Vinicius foi para a cobrança e não desperdiçou: 3 a 2, terceiro gol do centroavante.
Este foi o segundo hat-trick de Carlos Vinicius pelo Grêmio na temporada. O camisa 95 já havia feito três gols diante do São Luiz, pelo Gauchão. No ano passado, o atacante repetiu o feito diante do Juventude, pelo Brasileirão.
O domínio seguiu para o lado do Imortal diante do Glorioso. Com 14', Amuzu achou Tetê, livre, para afundar o gol da equipe carioca: 4 a 2.
O Botafogo tentou uma resposta aos 17' e colocou uma bola na trave com Barrera. O colombiano estava na cara do gol de Weverton, mas desperdiçou a oportunidade.
A partir deste momento do confronto, o Grêmio se fechou defensivamente e dificultou o ataque do Botafogo. Em um contra-ataque, Edenilson transformou o jogo em goleada: 5 a 2, aos 34'.
Aos 41', Vitinho achou Danilo, que finalizou e contou com desvio em Wagner Leonardo para descontar o placar para o Botafogo: 5 a 3.
Reencontro de Luís Castro com o Botafogo
No comando do Grêmio, o técnico Luís Castro reencontrou o Botafogo após dois anos e meio. O comandante teve momentos de agito, tensão e preocupação, mas saiu contente com a vitória.
Na zona mista da Arena do Grêmio, em Porto Alegre, Luís Castro encontrou o dono da SAF do Botafogo, John Textor, e conversou com o empresário. A relação entre os dois pareceu ser amigável.
Grêmio 5 x 3 Botafogo
Escalação do Grêmio
Weverton; João Pedro, Balbuena, Wagner Leonardo e Marlon; Noriega, Arthur (Dodi), Tetê (Edenilson), Monsalve (Willian) e Pavon (Amuzu); Carlos Vinicius (André Henrique). Técnico: Luís Castro.
Escalação do Botafogo
Neto; Vitinho, Mateo Ponte (Barrera), Barboza, Newton e Alex Telles; Allan (Marquinhos), Danilo, Montoro (Matheus Martins) e Santi Rodríguez (Artur/Nathan Fernandes); Arthur Cabral. Técnico: Martín Anselmi.
Motivo: segunda rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026, às 21h30 (de Brasília);
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Celso Luiz da Silva (MG)
Árbitro de vídeo (VAR): Thiago Duarte Peixoto (SP)
Gol: Carlos Vinicius três vezes, Tetê, Edenilson (Grêmio); Danilo duas vezes, Arthur Cabral (Botafogo)
Cartões amarelos: Barboza, Mateo Ponte, Martín Anselmi, Allan (Botafogo)
Público: 18.573 torcedores
Renda: R$ 1.384.147,41