Ouvindo...

Atlético e Cruzeiro empatam pelo Brasileirão em clássico com expulsão e polêmica

Matheus Pereira e Ruan Tresoldi marcaram os gols do clássico na Arena MRV, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro

Kaio Jorge e Iván Román protagonizaram disputa quente no clássico na Arena MRV

Em clássico marcado por polêmicas, Atlético e Cruzeiro empataram por 1 a 1 nesta quarta-feira (15), pela 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O time celeste estufou as redes da Arena MRV, em Belo Horizonte, com o meia-atacante Matheus Pereira. Enquanto isso, o Galo marcou com o zagueiro Ruan Tresoldi.

O confronto, porém, ficou marcado por polêmicas envolvendo a arbitragem. Já no segundo tempo, Paulo César Zanovelli (MG) errou na marcação do escanteio que gerou o gol de empate do Atlético. O lance causou muita reclamação por parte do Cruzeiro, e Kaio Jorge foi expulso ao fazer gesto de ‘roubo’.

Impacto na tabela

Com o resultado, o Atlético se manteve na 14ª colocação e chegou aos 33 pontos. Já o Cruzeiro se distanciou dos líderes do campeonato. O time de Leonardo Jardim seguiu na terceira posição, agora com 53 pontos - oito a menos que o Palmeiras, que venceu na rodada e disparou na liderança, com 61 pontos e uma partida a menos.

Próximos confrontos

O Atlético volta a campo neste sábado (18), às 18h30 (de Brasília), quando enfrenta o Corinthians na Neo Química Arena, em São Paulo, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. No mesmo dia, às 21h (de Brasília), o Cruzeiro terá pela frente o Fortaleza às 21h (de Brasília) no Mineirão, em Belo Horizonte.

O jogo

Escalações

A grande novidade nas escalações do clássico ficou para a ausência de Hulk, que começou a partida no banco de reservas por opção de Jorge Sampaoli. Do lado do Galo foram 10 ausências por lesão, convocação e suspensão. Já no Cruzeiro, Leonardo Jardim contou com o retorno de Wanderson e pôde escalar o time considerado ‘titular’.

Primeiro tempo

Chance do Atlético

Assim como todo clássico, os primeiros minutos foram marcados por muita disputa. A primeira grande chance do confronto veio dos pés de Gustavo Scarpa, aos 18 minutos da etapa inicial. O meia foi acionado dentro da área pelo atacante Dudu. Em um toque, ele ajeitou a bola e finalizou perto do gol de Cássio, quase abrindo o placar para o Galo.

Paralisações

Pouco depois, aos 20 minutos, um lance que preocupou a torcida cruzeirense. Em cruzamento de Rony da direita, Cássio afastou o perigo de soco, mas se chocou com o lateral-direito William. A chuteira do defensor acertou a nuca do goleiro, que precisou ser substituído. A arbitragem, com isso, acionou o protocolo de concussão.

Pouco depois foi a vez de Jonathan Jesus cair no gramado. O defensor se sentiu mal e chegou a vomitar dentro de campo. Mesmo com o problema estomacal, o jovem decidiu seguir na partida, ainda que o zagueiro João Marcelo já estivesse no aquecimento.

Leve pressão

Com o passar do tempo, o Atlético começou a dominar as ações do clássico. O time comandado por Jorge Sampaoli chegou em lances de perigo com Dudu e Gustavo Scarpa, mas foi com Bernard que o Galo quase abriu o placar. O meia alvinegro recebeu passe na esquerda, limpou a marcação, mas foi travado pela defesa celeste.

Segundo tempo

Placar aberto

O segundo tempo do clássico começou quente. Logo aos dois minutos, o meia Gabriel Menino recuou mal a bola para a defesa, e ela sobrou limpa para o centroavante Kaio Jorge. O artilheiro do Cruzeiro foi solidário chegou cara a cara com o goleiro Everson, mas foi solidário e rolou para Matheus Pereira, que só teve o trabalho de empurrar: 1 a 0.

Empate do Galo

A vantagem do Cruzeiro não durou muito tempo. Aos quatro minutos, o ataque atleticano foi rápido na cobrança de escanteio, Bernard cruzou a bola para a área e encontrou Ruan Tressoldi. O defensor subiu mais que toda a defesa celeste e colocou a bola no ângulo de Léo Aragão, substituto de Cássio: 1 a 1.

Fechou o tempo!

O gol de empate gerou enorme reclamação por parte dos jogadores do Cruzeiro. Isso porque o atacante Dudu, do Atlético, foi o último a tocar na bola antes dela sair para a linha de fundo. Ainda assim, a arbitragem marcou escanteio, e os mandantes empataram a partida logo na sequência.

Durante a reclamação, o árbitro Paulo César Zanovelli (MG) expulsou um jogador do Cruzeiro. Em um primeiro momento, com o auxílio do VAR, o dono do apito puniu o volante Lucas Romero por supostamente ter feito sinal de ‘roubo’ com as mãos. Pouco depois, ele voltou atrás e aplicou o vermelho para Kaio Jorge, verdadeiro autor do gesto.

Na trave

Com um a mais, o Atlético começou a pressionar o Cruzeiro e ficou próximo de virar a partida. Aos 18 minutos, o lateral-esquerdo Caio Paulista tocou para o atacante Dudu, que dominou e finalizou na trave. No rebote, Lucas Silva afastou o perigo para trás, mas a bola acertou o adversário, e o árbitro marcou tiro de meta.

Marasmo

Depois de acertar a trave, o Atlético não conseguiu criar mais nenhuma chance de perigo contra o gol de Léo Aragão. O Cruzeiro, por outro lado, tentou voltou à frente do placar em lances de contra-ataque, mas pouco criou. E assim, o clássico na Arena MRV terminou empatado.

Leia também

Atlético 1 x 1 Cruzeiro

Atlético

Everson; Saravia, Ruan Tressoldi, Ivan Román (Hulk) e Guilherme Arana (Caio Paulista); Fausto Vera, Gabriel Menino (Natanael), Bernard, Scarpa; Rony (Reinier) e Dudu (Biel). Técnico: Jorge Sampaoli.

Cruzeiro

Cássio (Léo Aragão), William, Jonathan Jesus, Lucas Villalba e Kaiki Bruno; Lucas Romero (Walace), Lucas Silva, Christian (Keny Arroyo) e Matheus Pereira (Gabriel Barbosa); Wanderson (Eduardo) e Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim.

Gols

Ruan (6min do 2T), para o Atlético; Matheus Pereira (2min do 2T), para o Cruzeiro.

Cartões amarelos

Guilherme Arana (42min do 1T), Ivan Román (52min do 1T), Biel (20min do 2T) e Reinier (42min do 2T), para o Atlético; Kaiki (29min do 1T) , Kaio Jorge (29min do 1T), Léo Aragão (47min do 2T) e Lucas Villalba (48min do 2T), para o Cruzeiro.

Cartões vermelhos

Kaio Jorge (8min do 2T), para o Cruzeiro.

Motivo: 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: quarta-feira (15), às 21h30 (de Brasília)
Local: Arena MRV, em Belo Horizonte

Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli (MG)
Auxiliares: Bruno Boschilia (PR) e Rafael da Silva Alves (RS)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)

Jornalista pela PUC Minas, Pedro Leite é repórter do portal Itatiaia Esporte. Tem experiência na cobertura diária de portais, redes sociais e jornal impresso. Apaixonado por futebol, já passou pelo Superesportes.