Belo Horizonte
Itatiaia

Quais times estão confirmados no Mundial de Clubes de 2029? Veja

Próxima edição da competição já tem quatro classificados definidos

Por
Troféu do Mundial de Clubes 2025
Troféu do Mundial de Clubes 2025 • Divulgação/Fifa

A primeira edição do Mundial de Clubes da Fifa com 32 participantes foi realizada nos Estados Unidos e acabou neste domingo (13) com o título do Chelsea, da Inglaterra. A aceitação do formato pelos fãs de futebol deixou os torcedores animados desde já para a próxima edição da Copa, marcada para 2029. E já são quatro times classificados.

A primeira equipe a confirmar a classificação foi o Al-Ahli, da Arábia Saudita. O clube venceu a Champions League da Ásia em 3 de maio deste ano. Finalista do Mundial no novo formato, o Paris Saint-Germain também já tem vaga garantida por ter sido o campeão europeu na temporada 2024/25.

Outros dois times que já confirmaram a vaga foram o Pyramids, do Egito, vencedor da Champions League da África 2024/25, e o Cruz Azul, do México, que conquistou a Copa dos Campeões da Concacaf deste ano.

O primeiro classificado da América do Sul será conhecido em 29 de novembro, quando acontece a final da Libertadores, em Lima, no Peru. Seis times do Brasil estão nas oitavas de final do torneio: Palmeiras, São Paulo, Internacional, Botafogo, Flamengo e Fortaleza.

Distribuição das vagas

Das 32 vagas, 12 serão distribuídas para equipes da Europa. A América do Sul terá seis representantes - os quatro campeões da Copa Libertadores entre 2025 e 2028, dois via ranking. As Américas do Norte e Central, a África e Ásia vão contar com quatro times cada.

As duas vagas restantes serão para um time da Oceania e uma equipe indicada pelo país-sede. Espanha, Portugal e Marrocos, em candidatura única, Catar, Austrália e Brasil já manifestaram à Fifa o interesse em receber a competição.

Confira a lista de classificados para o Mundial de Clubes de 2029

  • Al-Ahli (ARA)
  • Pyramids (EGI)
  • Paris Saint-Germain (FRA)
  • Cruz Azul (MEX)

*Com agência

Por

Túlio Kaizer é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte e tem grande experiência no digital. Foi setorista dos três grandes clubes do futebol mineiro: América, Atlético e Cruzeiro. Cobre também basquete, vôlei, esportes americanos, esportes olímpicos e e-sports.