Japão vence Gana e engata sequência invicta antes da Copa do Mundo

As duas equipes já estão classificadas para o Mundial em 2026 e se enfrentaram em amistoso

Seleção Japonesa comemora vitória

O Japão venceu a Seleção de Gana por 2 a 0 nesta sexta-feira (14), no Toyota Stadium, em Aichi, no Japão. A partida foi um amistoso preparatório para a Copa do Mundo de 2026.

Takumi Minamino abriu o placar logo aos 16 minutos de jogo. No segundo tempo, Ritsu Doan ampliou a vantagem da equipe asiática.

Além da derrota, a Seleção Ganense teve outra preocupação. O meio-campista Abu Francis deixou o campo de maca no início do segundo tempo com dores no tornozelo.

O resultado positivo fez com que o Japão embalasse em uma sequência de três jogos invictos. Em outubro, a Seleção Japonesa venceu o Brasil, de virada, por 3 a 2, e empatou com o Paraguai por 2 a 2.

Nos últimos nove jogos, o Japão perdeu apenas uma vez - para os Estados Unidos, por 2 a 0, em setembro. Em todo o ciclo, desde o final da Copa do Mundo de 2022, foram cinco derrotas.

Por outro lado, essa foi a primeira derrota de Gana no ano. A equipe estava invicta há oito jogos, desde dezembro de 2024.

O próximo compromisso do Japão é contra a Bolívia, no Estádio Nacional, em Tóquio, na próxima terça-feira (18), às 7h15 (de Brasília).

Já a Gana enfrenta a Coreia do Sul, também na terça, às 8h (de Brasília), no Estádio Sang-am de Seul, em Seul, na Coreia do Sul.

Leia também

Copa do Mundo

Japão e Gana já estão classificados para a Copa do Mundo de 2026.

Em março, a Seleção Japonesa venceu o Bahrein por 2 a 0, pelas Eliminatórias asiáticas e ‘carimbou’ o passaporte para o próximo Mundial. Será a oitava participação consecutiva em Copa do Mundo. O melhor resultado foi chegar nas oitavas de final em 2002, 2010, 2018 e 2022.

Já a classificação de Gana veio na última Data Fifa, em outubro. A equipe africana garantiu a vaga após vencer a Seleção de Comores, por 1 a 0, pelas Eliminatórias da África.

Gana vai disputar a Copa do Mundo pela quinta vez na história. As Estrelas Negras participaram das edições de 2006, 2010, 2014 e 2022. A melhor campanha foi em 2010, quando ficou em sétimo lugar — eliminada pelo Uruguai, nas quartas, nos pênaltis.

Giovanna Rafaela Castro é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte

Ouvindo...