Gigantes europeus são punidos por cânticos racistas na torcida
Punições são referentes à jogos da Champions League e da Europa League

O Atlético de Madrid e a Lazio foram punidos pela Uefa nesta sexta-feira (11) por causa do comportamento de parte dos seus torcedores. A entidade que rege o futebol europeu considerou que alguns cânticos vindos das arquibancadas continham teor racista e/ou discriminatório.
O time espanhol foi multado em 30 mil euros (cerca de R$ 183 mil na atual cotação) e recebeu uma suspensão condicional para vender ingressos para torcedores em partida fora de casa em competições europeias. A punição condicional tem duração de um ano. Ou seja, se o clube for novamente punido, a sanção será ativada.
A punição efetiva à Lazio se deve porque o clube italiano já vivia período condicional, devido a outra sanção, emitida em dezembro de 2023. Assim, o time terá que fechar duas seções do seu estádio para seu próximo jogo em casa na Liga Europa, contra o Porto, no dia 7 de novembro.
A Uefa ainda aplicou uma suspensão condicional para o clube italiano, com duração de um ano. A Lazio também foi multada em 4,5 mil euros (R$ 27,5 mil) por acender fogos de artifício, 9 mil euros (R$ 55 mil) por lançar objetos ao gramado e 8 mil euros (R$ 49 mil) por bloquear passagens públicas.
Com agência
Portal de esportes da Itatiaia



