Ouvindo...

Multicampeão pelo Real Madrid revela drama após lesões seguidas: ‘Pensei em parar’

Zagueiro da Seleção Brasileira falou sobre o período de superação após duas cirurgias no joelho e retorno ao alto nível

Zagueiro do Real Madrid viveu drama com lesões consecutivas

Em meio à preparação da Seleção Brasileira para o amistoso contra a Coreia do Sul, em Seul, o zagueiro Éder Militão concedeu entrevista coletiva nesta quarta-feira (8), no Goyang Stadium. O defensor falou abertamente sobre os dois anos mais desafiadores de sua carreira.

O multicampeão pelo Real Madrid revelou que chegou a cogitar encerrar a carreira após sofrer duas graves lesões no ligamento cruzado anterior dos joelhos.

“Foram dois anos difíceis, de duas lesões muito complicadas. Acaba que, na segunda, você encara de outra forma, porque já sabe o processo. Mas não é uma coisa fácil de lidar. Tem que estar muito apegado à família, com Deus. É uma coisa que te tira da rotina, que é levantar cedo e treinar”, afirmou Militão.

Pelo clube espanhol, Militão acumula uma série de títulos importantes. O zagueiro é bicampeão da Champions League (21/22 e 23/24) e da Supercopa da Uefa (22/23 e 24/25), tricampeão espanhol e da Supercopa da Espanha (19/20, 21/22 e 23/24), além de uma Copa do Rei (22/23) e um Intercontinental (2023).

Força mental e apoio da família

O jogador explicou que o período fora dos gramados exigiu força mental e apoio familiar para enfrentar o isolamento e a perda de ritmo. “Daqui a pouco, você tem que ficar dentro de casa, dependendo de uma ajuda, de alguém fazendo algo para você. Mas consegui me recuperar bem e voltar a um grande nível. Não é fácil”, iniciou.

“Na minha segunda lesão, passaram muitas coisas na minha cabeça, passou em parar de jogar bola, porque não era uma coisa fácil. Mas, com a ajuda da minha esposa, da minha família, filha, de companheiros, hoje posso estar aqui, voltando a jogar bem”, completou.

Lesões de Militão

Após defender o Brasil na Copa do Mundo de 2022, Militão passou a enfrentar uma sequência de problemas físicos. Em agosto de 2023, rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e ficou afastado por cerca de oito meses.

Recuperado, chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira durante a Copa América do ano passado. No entanto, em novembro, sofreu nova lesão — desta vez no joelho direito, também com ruptura do ligamento e danos ao menisco.

As duas cirurgias deixaram o zagueiro fora de ação por 438 dias nos últimos dois anos. Ainda assim, o defensor conseguiu retornar ao Real Madrid em meio à disputa do Mundial de Clubes, em julho, e vem retomando o protagonismo. Nas últimas duas temporadas, foram apenas 31 partidas com o clube espanhol, mas, em 2025/26, Militão já soma sete jogos como titular.

O Brasil enfrenta a Coreia do Sul nesta sexta-feira (10), às 8h (de Brasília), no Estádio da Copa do Mundo de Seul, em amistoso preparatório para a Copa do Mundo de 2026.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports
Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.