Em meio à preparação da
O multicampeão pelo
“Foram dois anos difíceis, de duas lesões muito complicadas. Acaba que, na segunda, você encara de outra forma, porque já sabe o processo. Mas não é uma coisa fácil de lidar. Tem que estar muito apegado à família, com Deus. É uma coisa que te tira da rotina, que é levantar cedo e treinar”, afirmou Militão.
Pelo clube espanhol, Militão acumula uma série de títulos importantes. O zagueiro é bicampeão da Champions League (21/22 e 23/24) e da Supercopa da Uefa (22/23 e 24/25), tricampeão espanhol e da Supercopa da Espanha (19/20, 21/22 e 23/24), além de uma Copa do Rei (22/23) e um Intercontinental (2023).
Força mental e apoio da família
O jogador explicou que o período fora dos gramados exigiu força mental e apoio familiar para enfrentar o isolamento e a perda de ritmo. “Daqui a pouco, você tem que ficar dentro de casa, dependendo de uma ajuda, de alguém fazendo algo para você. Mas consegui me recuperar bem e voltar a um grande nível. Não é fácil”, iniciou.
“Na minha segunda lesão, passaram muitas coisas na minha cabeça, passou em parar de jogar bola, porque não era uma coisa fácil. Mas, com a ajuda da minha esposa, da minha família, filha, de companheiros, hoje posso estar aqui, voltando a jogar bem”, completou.
Lesões de Militão
Após defender o Brasil na Copa do Mundo de 2022, Militão passou a enfrentar uma sequência de problemas físicos. Em agosto de 2023, rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e ficou afastado por cerca de oito meses.
Recuperado, chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira durante a Copa América do ano passado. No entanto, em novembro, sofreu nova lesão — desta vez no joelho direito, também com ruptura do ligamento e danos ao menisco.
As duas cirurgias deixaram o zagueiro fora de ação por 438 dias nos últimos dois anos. Ainda assim, o defensor conseguiu retornar ao Real Madrid em meio à disputa do Mundial de Clubes, em julho, e vem retomando o protagonismo. Nas últimas duas temporadas, foram apenas 31 partidas com o clube espanhol, mas, em 2025/26, Militão já soma sete jogos como titular.
O Brasil enfrenta a Coreia do Sul nesta sexta-feira (10), às 8h (de Brasília), no Estádio da Copa do Mundo de Seul, em amistoso preparatório para a Copa do Mundo de 2026.